Juniores à italiana

INTERNACIONAL | Taça da Europa de Juniores – Coimbra

Bronze para Carolina Paiva e Fábia Conceição

Cernache, na periferia afastada de Coimbra, acolheu a Taça da Europa de Judo-Juniores e continua a assumir a centralidade que adquiriu com a pandemia para a organização de atividades da Federação Portuguesa de Judo, quer para provas quer ainda para estágios das seleções.

Lisboa por sua vez acolherá os árbitros e treinadores europeus num seminário que decorrerá já no próximo fim-de-semana, mais exatamente no dia 26 de março.

Domínio dos italianos e das italianas

Na Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2022 que terminou hoje ao fim da tarde participaram, nos dois dias do evento, 391 Atletas (167 Femininas e 224 Masculinos), em representação de 21 Países.

Os italianos dominaram a prova, na sua globalidade, com um resultados final particularmente expressivo no qual se contabilizam 17 medalhas sendo 4 de ouro, 5 de prata e 8 de bronze.

O dia de hoje, último da competição reuniu os Judocas das categorias -48 kg, –52 kg e –57 kg femininas e –81 kg, –90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas, incluindo 22 Portugueses (10 Femininas e 12 Masculinos).

Nos termos da informação da FPJ a progressão dos e das atletas portuguesas foi a seguinte ao longo das jornadas:

“Na sua primeira competição internacional na categoria -57 kg (competia nos -52 kg), Teresa Santos estreou-se com uma vitória por ‘ippon’ na primeira ronda contra a irlandesa Lucy Hickson. Na segunda ronda, precisou apenas de 20 segundos para superar a italiana Chiara Zuccaro (que viria a vencer o Bronze). O encontro seguinte, perante a polaca Oliwia Watorek, revelou-se mais equilibrado, apenas resolvido no ‘golden score’ com um ‘wazari’ nos primeiros 30 segundos desse período. Nos Quartos-de-final, a portuguesa regressou aos triunfos rápidos, ultrapassando a neerlandesa Vera Raspe com um ‘ippon’ em 10 segundos. Falhou o acesso à final, após ceder por acumulação de ‘shidos’ contra a espanhola Marta Garcia Martin (que em 2021 conquistou o Bronze) na semifinal. Na luta pelo pódio, encontrou a italiana Thauany Capanni Dias (que em fevereiro venceu a Prata no Open de Sarajevo de Seniores), mas voltou a acumular 3 ‘shidos’. Com este resultado, Teresa Santos termina num honroso 5º lugar.

Raquel Brito (-48 kg) começou a sua prestação na segunda ronda, onde não conseguiu vencer a italiana Anna Iovino, cedendo por ‘wazari’. Somou a primeira vitória na repescagem contra a canadiana Marie-Pie Gingras. No encontro seguinte, continuou no caminho dos triunfos, eliminando Nemesis Candelo, do Panamá, por ‘ippon’, a 13 segundos do fim. A luta pelo acesso ao Bloco de Finais, com a espanhola Aitana Diaz Hernandez, revelou-se equilibrada, mas foi Raquel Brito a ceder, por ‘wazari’, após 2 minutos e 23 segundos de ‘golden score’, concluindo a sua prestação na 7ª posição.

Bronze para Carolina Paiva e Fábia Conceição

Também na categoria -48 kg, Denisa Grecu entrou a perder na prova, cedendo a um minuto do fim, por ‘ippon’, contra a italiana Giulia Ghiglione. Na repescagem, conseguiu eliminar Maria Rojas Gonzalez, por acumulação de ‘shidos’ da espanhola. Denisa Grecu terminou a sua caminhada no 9º lugar ao ser superada no encontro seguinte, por ‘ippon’, frente à espanhola Eva Perez Soler (vencedora da Taça da Europa de Bucareste em 2021)”.

Portugal manteve o número de medalhas, após as 2 de Bronze de Carolina Paiva e Fábia Conceição no primeiro dia.

Com estes resultados, a Seleção Nacional caiu para o 12º lugar do ranking entre os 21 países presentes na prova. A Itália manteve a tendência do dia inaugural, terminando o evento na liderança da tabela com umas incríveis 17 Medalhas (4 de Ouro, 5 de Prata e 8 de Bronze). Os Países Baixos também garantiram o segundo lugar do pódio com 8 Medalhas (3 de Ouro, 1 de Prata e 4 de Bronze), enquanto a Espanha ultrapassou a França e garantiu um lugar no pódio (2 Medalhas de Ouro, 1 de Prata e 2 de Bronze).

Homenagem a Eduardo Garcia

A prova foi ainda marcada pela cerimónia de homenagem e valorização do árbitro internacional Eduardo Garcia que teve uma carreira absolutamente notável, tendo sido árbitro em todos os contextos competitivos da modalidade, excepto os Jogos Olímpicos, mas com uma presença sempre distintiva nos Jogos Paralímpicos e nas provas de maior relevo internacional.

Resultados

Taça da Europa de Juniores 2022 

1º Dia 

Masculinos 

-60kg 

1º Marcus Auer AUT 

2º Simone Aversa ITA 

3º Manuel Parlati ITA 

3º Luis Barroso Lopez ESP 

-66kg 

1º Valerio Accogli ITA 

2º Deny Altemirov BEL 

3º Robbe Demets BEL 

3º Maxime Moundanga FRA 

-73kg 

1º Daniyl Zoubko FRA 

2º Hans-Jorris Ahibo FRA 

3º Ethan Nairne GBR 

3º Yarmo Jonk NED 

Femininos 

-63kg 

1º Antonietta Palumbo ITA 

2º Melkia Auchecorne FRA 

3º Agnese Zucco ITA 

3º Kamile Nalbat NED 

-70kg 

1º Ugne Pileckaite LTU 

2º Dagmar Van Wonderen NED 

3º Elena Dengg AUT 

3º Simone Cross GBR 

-78kg 

1º Lieke Derks NED 

2º Lyse Versmisse FRA 

3º Carolina Paiva POR 

3º Fábia Conceição POR 

+78kg 

1º Carmen Dijkstra NED 

2º Asya Tavano ITA 

3º Erica Simonetti ITA  

3º Dounia Nacer FRA 

Taça da Europa de Juniores 2022 

2º Dia 

Masculinos 

-81kg 

1º Mihail Latisev MDA 

2º Bright Maddaloni Nosa ITA 

3º Spiros Eleftheriadis FRA 

3º Jarne Duyck BEL 

-90kg 

1º Aslan Papoyan AUT 

2º Artur Kanevets FIN 

3º Ian Van Herk NED 

3º Gabriele Sammartino ITA 

-100kg 

1º Silvan Bulthuis NED 

2º Hubert Illmar AUT 

3º Francesco Basso ITA 

3º Nikola Petrovic CAN 

+100kg 

1º Davit Kevlishvili ESP  

2º Karl Priilinn Turk EST 

3º Jules Blom NED 

Femininos 

-48kg 

1º Asia Avanzato ITA 

2º Giulia Ghiglione ITA 

3º Giulia Giorgi ITA 

3º Gemma Maria Gomez Antona ESP 

-52kg 

1º Ariane Toro Soler ESP 

2º Giulia Carna ITA 

3º Tatum Keen GBR 

3º Hannah Wood GBR 

-57kg 

1º Carlotta Avanzato ITA 

2º Marta Garcia Martin ESP 

3º Chiara Zuccaro ITA 

3º Thauany David Capanni Dias ITA 

Árbitros

Uma nota sobre a presença dos árbitros nacionais que tiveram uma jornada de grande impacto na sua experiência e nas suas carreiras internacionais.

De câmara em punho

Jovens Repórteres que abraçam a comunicação desportiva

Fotos © João Gregório UEJ

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *