Juniores à italiana
INTERNACIONAL | Taça da Europa de Juniores – Coimbra
Bronze para Carolina Paiva e Fábia Conceição
Cernache, na periferia afastada de Coimbra, acolheu a Taça da Europa de Judo-Juniores e continua a assumir a centralidade que adquiriu com a pandemia para a organização de atividades da Federação Portuguesa de Judo, quer para provas quer ainda para estágios das seleções.
Lisboa por sua vez acolherá os árbitros e treinadores europeus num seminário que decorrerá já no próximo fim-de-semana, mais exatamente no dia 26 de março.
Domínio dos italianos e das italianas
Na Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2022 que terminou hoje ao fim da tarde participaram, nos dois dias do evento, 391 Atletas (167 Femininas e 224 Masculinos), em representação de 21 Países.
Os italianos dominaram a prova, na sua globalidade, com um resultados final particularmente expressivo no qual se contabilizam 17 medalhas sendo 4 de ouro, 5 de prata e 8 de bronze.
O dia de hoje, último da competição reuniu os Judocas das categorias -48 kg, –52 kg e –57 kg femininas e –81 kg, –90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas, incluindo 22 Portugueses (10 Femininas e 12 Masculinos).
Nos termos da informação da FPJ a progressão dos e das atletas portuguesas foi a seguinte ao longo das jornadas:
“Na sua primeira competição internacional na categoria -57 kg (competia nos -52 kg), Teresa Santos estreou-se com uma vitória por ‘ippon’ na primeira ronda contra a irlandesa Lucy Hickson. Na segunda ronda, precisou apenas de 20 segundos para superar a italiana Chiara Zuccaro (que viria a vencer o Bronze). O encontro seguinte, perante a polaca Oliwia Watorek, revelou-se mais equilibrado, apenas resolvido no ‘golden score’ com um ‘wazari’ nos primeiros 30 segundos desse período. Nos Quartos-de-final, a portuguesa regressou aos triunfos rápidos, ultrapassando a neerlandesa Vera Raspe com um ‘ippon’ em 10 segundos. Falhou o acesso à final, após ceder por acumulação de ‘shidos’ contra a espanhola Marta Garcia Martin (que em 2021 conquistou o Bronze) na semifinal. Na luta pelo pódio, encontrou a italiana Thauany Capanni Dias (que em fevereiro venceu a Prata no Open de Sarajevo de Seniores), mas voltou a acumular 3 ‘shidos’. Com este resultado, Teresa Santos termina num honroso 5º lugar.
Raquel Brito (-48 kg) começou a sua prestação na segunda ronda, onde não conseguiu vencer a italiana Anna Iovino, cedendo por ‘wazari’. Somou a primeira vitória na repescagem contra a canadiana Marie-Pie Gingras. No encontro seguinte, continuou no caminho dos triunfos, eliminando Nemesis Candelo, do Panamá, por ‘ippon’, a 13 segundos do fim. A luta pelo acesso ao Bloco de Finais, com a espanhola Aitana Diaz Hernandez, revelou-se equilibrada, mas foi Raquel Brito a ceder, por ‘wazari’, após 2 minutos e 23 segundos de ‘golden score’, concluindo a sua prestação na 7ª posição.
Bronze para Carolina Paiva e Fábia Conceição
Também na categoria -48 kg, Denisa Grecu entrou a perder na prova, cedendo a um minuto do fim, por ‘ippon’, contra a italiana Giulia Ghiglione. Na repescagem, conseguiu eliminar Maria Rojas Gonzalez, por acumulação de ‘shidos’ da espanhola. Denisa Grecu terminou a sua caminhada no 9º lugar ao ser superada no encontro seguinte, por ‘ippon’, frente à espanhola Eva Perez Soler (vencedora da Taça da Europa de Bucareste em 2021)”.
Portugal manteve o número de medalhas, após as 2 de Bronze de Carolina Paiva e Fábia Conceição no primeiro dia.
Com estes resultados, a Seleção Nacional caiu para o 12º lugar do ranking entre os 21 países presentes na prova. A Itália manteve a tendência do dia inaugural, terminando o evento na liderança da tabela com umas incríveis 17 Medalhas (4 de Ouro, 5 de Prata e 8 de Bronze). Os Países Baixos também garantiram o segundo lugar do pódio com 8 Medalhas (3 de Ouro, 1 de Prata e 4 de Bronze), enquanto a Espanha ultrapassou a França e garantiu um lugar no pódio (2 Medalhas de Ouro, 1 de Prata e 2 de Bronze).
Homenagem a Eduardo Garcia
A prova foi ainda marcada pela cerimónia de homenagem e valorização do árbitro internacional Eduardo Garcia que teve uma carreira absolutamente notável, tendo sido árbitro em todos os contextos competitivos da modalidade, excepto os Jogos Olímpicos, mas com uma presença sempre distintiva nos Jogos Paralímpicos e nas provas de maior relevo internacional.
Resultados
Taça da Europa de Juniores 2022
1º Dia
Masculinos
-60kg
1º Marcus Auer AUT
2º Simone Aversa ITA
3º Manuel Parlati ITA
3º Luis Barroso Lopez ESP
-66kg
1º Valerio Accogli ITA
2º Deny Altemirov BEL
3º Robbe Demets BEL
3º Maxime Moundanga FRA
-73kg
1º Daniyl Zoubko FRA
2º Hans-Jorris Ahibo FRA
3º Ethan Nairne GBR
3º Yarmo Jonk NED
Femininos
-63kg
1º Antonietta Palumbo ITA
2º Melkia Auchecorne FRA
3º Agnese Zucco ITA
3º Kamile Nalbat NED
-70kg
1º Ugne Pileckaite LTU
2º Dagmar Van Wonderen NED
3º Elena Dengg AUT
3º Simone Cross GBR
-78kg
1º Lieke Derks NED
2º Lyse Versmisse FRA
3º Carolina Paiva POR
3º Fábia Conceição POR
+78kg
1º Carmen Dijkstra NED
2º Asya Tavano ITA
3º Erica Simonetti ITA
3º Dounia Nacer FRA
Taça da Europa de Juniores 2022
2º Dia
Masculinos
-81kg
1º Mihail Latisev MDA
2º Bright Maddaloni Nosa ITA
3º Spiros Eleftheriadis FRA
3º Jarne Duyck BEL
-90kg
1º Aslan Papoyan AUT
2º Artur Kanevets FIN
3º Ian Van Herk NED
3º Gabriele Sammartino ITA
-100kg
1º Silvan Bulthuis NED
2º Hubert Illmar AUT
3º Francesco Basso ITA
3º Nikola Petrovic CAN
+100kg
1º Davit Kevlishvili ESP
2º Karl Priilinn Turk EST
3º Jules Blom NED
Femininos
-48kg
1º Asia Avanzato ITA
2º Giulia Ghiglione ITA
3º Giulia Giorgi ITA
3º Gemma Maria Gomez Antona ESP
-52kg
1º Ariane Toro Soler ESP
2º Giulia Carna ITA
3º Tatum Keen GBR
3º Hannah Wood GBR
-57kg
1º Carlotta Avanzato ITA
2º Marta Garcia Martin ESP
3º Chiara Zuccaro ITA
3º Thauany David Capanni Dias ITA
Árbitros
Uma nota sobre a presença dos árbitros nacionais que tiveram uma jornada de grande impacto na sua experiência e nas suas carreiras internacionais.
De câmara em punho
Jovens Repórteres que abraçam a comunicação desportiva
Fotos © João Gregório UEJ