Primeiro treino bidiário inaugurou o Centro de Formação KK de Torres Novas

VIDA DAS ASSOCIAÇÕES | Centro de Formação Técnico-Competitiva do Judo | Torres Novas

Os atletas e treinadores do distrito de Santarém não se fizeram esperar para ocupar as três áreas de competição que o Centro de Formação Técnico-Competitiva do Judo Kiyoshi Kobayashi de Torres Novas coloca à disposição, a partir de agora, para processos formativos integrados e continuados relacionados com o judo de competição.

“Podem crer que os tapetes não vão ganhar teias de aranha” esta foi a forma bem disposta e entusiástica que João Correia, treinador de judo no distrito de Santarém, utilizou para salientar a importância que o novo equipamento desportivo vai ter para a progressão do judo competitivo no território.

“Antes não era possível juntar os atletas dos diversos clubes numa mesma área em boas condições. Os dojos dos clubes que habitualmente cediam as suas instalações eram pequenos. Agora tudo vai ser mais fácil a esse nível” adiantou.nos João Correia que não deixou de clarificar que o Centro não servirá apenas para a formação técnico-competitiva e que será também um dispositivo para apoio a outras atividades quer de formação quer ainda de organização de provas como é o caso do judo adaptado e dos katas.

Antigas instalações do colégio

No dia 9 de abril o Centro de Formação técnico-competitiva do Judo, que adotou a denominação Mestre Kiyoshi Kobayashi, foi inaugurado tendo por base as antigas instalações do Colégio Andrade Corvo em Torres Novas.

A Câmara Municipal, cujo Presidente Pedro Ferreira esteve presente, apoiou a operação de reutilização dos espaços desportivos da escola e acompanhou a realização do projeto que valoriza Torres Novas como localização central para a prática do judo a nível nacional e europeu.

Não foi por acaso que algumas instituições do Judo espanhol e de outros países estiveram presentes, como foi o caso da Federación Extremeña de Judo Y D.A (Espanha), Federação Ocidental de Judo (França), a Federação Cabo-Verdiana, (Cabo Verde), a Federação Angolana de Judo, (Angola) e Comité Olímpico de Portugal, entidades que poderão no futuro recorrer à centralidade geográfica das instalações desportivas para organizar ou participar em provas de âmbito internacional.

Patrícia Sampaio homenageada

Atletas de relevo no panorama distrital, nacional e internacional foram destacados nesta iniciativa que procurou associar a sua dinâmica futura a alguns valores que o judo, como modalidade desportiva, promove sobretudo em torno de referências de base moral que poderão influenciar os praticantes do judo nos seus comportamentos sociais. A par dos atletas que foram homenageados participou na sessão Renato Kobayashi, treinador e membro da estrutura técnica distrital, que estabeleceu a ligação entre os objetivos do novo dispositivo e as características e história do seu pai Kiyoshi Kobayashi cujo nome fica agora associado ao Centro de Formação.

Entretanto a AJDS divulgou o quadro institucional que presidiu a propósito à sessão de inauguração nos seguintes termos”Após o descerramento da placa inaugural, foi tempo de as entidades presentes enaltecerem e parabenizarem a Associação de Judo do Distrito de Santarém pela inauguração deste Centro de Formação Técnico Competitiva e logo depois foi realizada a assinatura de um protocolo parceria entre a Associação de e Santarém, a Federación Extremeña de Judo Y D.A (Espanha) e Federação Ocidental de Judo (França).A cerimónia concluiu com a realização do VI Troféu Ibérico de Katas. Esta iniciativa contou com o apoio da Federação Portuguesa de Judo”.

Fotos © AJDS

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *