Sófia arranca com prata de Catarina Costa e derrapagem de Telma Monteiro
INTERNACIONAL | Campeonato da Europa Seniores | Sófia | 29 de abril – 1 de maio 2022
Catarina Costa conquistou a medalha de prata em Sófia e tornou-se vice-campeã da Europa ficando muito próximo de um objetivo que hoje surgiu como possível aos olhos de todos; chegar à posição cimeira do pódio do judo europeu.
A vencedora da final, a francesa Boukli, não deixou dúvidas sobre a vitória alcançada na final e Catarina Costa com o seu sentido de humildade deu a entender, pela linguagem não-verbal, que a posição alcançada era a compatível com o seu desempenho.
Catarina Costa e Boukli
Cinco campeões europeus de cinco países diferentes- Garrigos (ESP), Iadanov (UKR), Boukli (FRA), Giles (GBR) e Levy (ISR) – dão nota de uma dispersão saudável da capacidade competitiva das diversas escolas e correntes do judo na Europa e não se confirmou a hegemonia gaulesa na prova feminina na qual algumas favoritas foram remetidas para posições não-cimeiras.
Atletas como Krasniqi, Figueroa, Liparteliani, Vieru perseguiram o ouro e conquistaram bronzes de luxo enquanto que nomes como Bilodid, Monteiro, Gneto, Stojadinov ficaram aquém das expectativas que são sempre depositadas nestas competidoras.
Naturalmente a derrota de Telma Monteiro, no seu primeiro combate, contra a alemã Pauline Starke constituir a grande surpresa da jornada, tendo sido uma situação pouco habitual aquela que levou à derrota da então campeã da Europa em título.
Campeões e campeãs da Europa
Joana Diogo pareceu estar bem preparada e apresentou-se com um bom ritmo competitivo. Cedeu perante a nº1 do ranking mundial, Amandine Buchard, num combate muito disputado mas com desfecho favorável à gaulesa que revelou maior eficácia no conjunto do combate.
Joana Diogo e Armandine Buchard
Amargo o afastamento de Francisco Mendes em -60kg por penalização máxima após um contra-ataque fora das regras que a arbitragem sancionou com um rigor que na altura surpreendeu, seria de prever um percurso interessante para o atleta português que venceu categoricamente o seu primeiro combate.
Amanhã a jornada está reservada para os pesos médios.
Fotos © IJF | Kostadin Antonov, Carlos Ferreira, Gabi Juan