EJND, judogis com Delgado ao peito e Mandela no coração

 ÉTICA NO DESPORTO | 10 de julho 2022| Bandeira da Ética (4) – EJND Escola de Judo Nuno Delgado

A temática da ética no desporto não é matéria complementar na EJND- Escola de Judo Nuno Delgado, pelo contrário, trata-se de algo intrinsecamente associado à missão da instituição e toda a ação desportiva e cidadã que é desenvolvida pelo clube incorpora de forma natural a formação para os valores e o envolvimento dos jovens atletas em projetos de cidadania ativa.

A EJND esteve ligada ao próprio lançamento da iniciativa “Bandeira da Ética” realizado no dia 13 de Novembro de 2017, no Complexo Desportivo da Academia da Estrela, em Lisboa, onde se encontra a sua sede desportiva.

“A Bandeira da Ética é um processo de certificação dos valores éticos no desporto, dirigido a clubes, escolas, projetos ou outras iniciativas e entidades que queiram ver reconhecido e certificado o seu trabalho no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto” pode ser lido na informação prestada na ocasião pela EJND sobre o próprio sistema de acreditação com a Bandeira da Ética.

Um modelo integrado

Várias instituições a nível internacional , com fortes ligações ao judo, adotam um modelo aberto e diversificado que transforma a participação de atletas da modalidade numa autêntica experiência de formação para a vida e para uma cidadania ativa.

O caso da SOGIPA, no Brasil, é bem paradigmática de uma visão não sectária das modalidades desportivas. O essencial está no percurso dos atletas que adotam as referências que a ética desportiva promove. É na diversidade das experiências que se desenvolvem novas aprendizagens.

No caso da EJND as oportunidades são muitas para que, sobretudo os jovens praticantes, sejam vividas situações educativas e tendencialmente relacionadas com dinâmicas de cidadania ativa.

“A Maior Aula de Judo do Mundo (MAJ), realizada no dia 1 de Junho de 2011 no Terreiro do Paço, foi a primeira iniciativa de maior visibilidade do movimento “Achieve, Collect & Give Back”, promovido pelo judoca Nuno Delgado, que consistiu numa apresentação massiva, ritmada e ao som de música, em que milhares de crianças promoveram a prática saudável de uma atividade que também tem cariz educativo. A Maior Aula de Judo do Mundo contou com o apoio oficial da Fundação Nelson Mandela” esta iniciativa é bem representativa da relação que a EJND estabelece de forma concreta e prática com os movimentos globais que procuram influenciar as novas gerações para uma visão do mundo mais solidária e orientada para a paz e uma boa relação entre os povos que povoam o planeta.

O desporto é a arma mais poderosa para mudar o Mundo.

Nelson Mandela

Noutros plano, de iniciativas mais correntes, importa destacar os “campos de férias” que são períodos de divertimento, de usufruto de espaços naturais e sobretudo de processos educativos informais.

“Os Campos de Férias Nuno Delgado são um projecto inovador que se iniciou em 2014, dirigidos a crianças e jovens dos 5 aos 12 anos. Estes têm como Missão, além de promover o desenvolvimento das crianças e jovens a diversos níveis, oferecer um tempo de lazer e aprendizagem durante o período das férias escolares, permitindo aos pais organizar melhor a vida laboral, sem preocupações.

Temos como objetivo mostrar que estes Campos possuem as ferramentas necessárias para educar os jovens, indo de encontro ao que os Encarregados de Educação procuram – disciplina, autoconfiança, compromisso, gestão de objetivos, respeito, entre outros. O nosso segredo reside na motivação constante das crianças/jovens, com apresentação das atividades e conteúdos o mais adequados possíveis”.


A EJND e o DOSSIÊ “Ética no desporto” no Judo Magazine. Respostas às nossas perguntas:

JM – QUAIS SÃO AS ATIVIDADES MAIS RELEVANTES QUE FORAM REALIZADAS PELO CLUBE EM TORNO DA ÉTICA NO DESPORTO?

EJND – Workshops de Ética Desportiva nos Campos de Férias; Respect Day; Maior Aula de Judo do Mundo (The Biggest Judo Class); Dia Mundial do Judo

QUE TIPO DE PARCEIROS COLABORAM NAS INICIATIVAS RELACIONADAS COM A ÉTICA NO DESPORTO E COM A INCLUSÃO SOCIAL?

Com o PNED, através de Workshops nos Campos de Férias e apoio em eventos associados ao tema; Municípios com oferta de aulas de judo (Blocos de Judo); Municípios com a criação de Centros Hajime localizados em zonas desfavorecidas; Colégios/Centros Abertos onde há inclusão de alunos portadores de deficiências diversas em turmas regulares; Colégios com turmas de judo adaptado e integradas em eventos desportivos de cariz idêntico.

NA AVALIAÇÃO QUE VÃO REALIZANDO INFORMALMENTE DO IMPACTO DESTAS ATIVIDADES QUAL É A DIMENSÃO MAIS RELEVANTE A DESTACAR?

BANDEIRA DA ÉTICA Em que ocasiões – ações públicas ou privadas –  já ostentaram a Bandeira da Ética fora das instalações do próprio clube?

Celebração dos 10 anos do PNED; Renovação da certificação da Bandeira de Ética; Eventos BeActive.


Sustentabilidade

A relação com a ecologia e a sutentabilidade

Valores

A relação com os valores e no caso a noção cultural, moral e prática do RESPEITO.

Formar na ação

Surge como uma referência particularmente desafiadora a indicação que nas atividades regulares da Escola está instituída uma abordagem formativa aos princípios e práticas relacionadas com a ética no desporto o que diferencia, de forma concreta, a EJND das restantes práticas neste domínio específico já que a formação-ação encontra-se instituída como tal no portefólio de atividades nos diversos centros.

Projeção institucional

As atividades diversas que a EJND tem conduzido numa lógica de “campanhas públicas” têm impulsionado a projeção do judo como desporto que favorece processos pedagógicos cujos resultados são do domínio da educação e do desenvolvimento social. O envolvimento da EJND em iniciativas que são parte integrante das políticas públicas para a educação e o desporto tem criado condições para uma participação institucional relevante, que envolve ministérios, secretarias de Estado, federações, autarquias, entre outros, tem facilitado a disseminação da mensagem da ética no desporto como um objetivo fundamental do judo.

Em termos de sistematização podemos destacar na relação da EJND – Escola de Judo Nuno Delgado com a ética no desporto o seguinte:

  • Um envolvimento desde o primeiro momento com a Bandeira da Ética;
  • Uma dinamização regular de campanhas e iniciativas que colocam em movimento os objetivos estabelecidos para este domínio específico da missão e da estratégia da instituição;
  • Uma atividade formativa sistemática que integra as atividades regulares da EJND, a partir de estratégias formativas baseadas no modelo da formação-ação;
  • Uma forte interação com os meios institucionais relevantes, designadamente aqueles que promovem e executam as políticas públicas de educação e desporto;
  • Uma dimensão estrutural das atividades neste plano temático que fornece permanentemente novos elementos à construção identitária da Escola que se assume como plataforma de apoio ao desenvolvimento do judo, do desporto, da educação e da cidadania ativa.

Fotos © cedidas pela EJND

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