Angola e Moçambique no pódio de Nairobi

INTERNACIONAL | 22/07/2020 – JM

Campeonato Africano de Cadetes | Nairobi

Nairobi capital do Quénia acolheu nos dias 20 e 21 de julho a prova individual do Campeonato Africano de Cadetes e hoje, dia 22, a competição por equipas mistas. Organizado pela União Africana de Judo o Campeonato continental contou com a presença de 88 atletas.

Nem todas as categorias de peso tiveram competidores suficientes para dar uma maior expressão aos títulos conquistados mas, no conjunto, assistimos a um nível competitivo elevado com indicações claras de processos de formação em curso que virão a dar os seus resultados.

Angola e Moçambique participaram e conquistaram medalhas, com a comitiva angolana a revelar-se uma das seleções mais dinâmicas e competitivas do lote das 15 participantes.

Ouro, prata e bronze para os judocas angolanos

Luis Joaquim (ANG) derrotou na final dos -60kg o sul-africano Shongwe e conquistou uma medalha de ouro muito celebrada pelos seus compatriotas. Zeferino Gabriel repetiu a proeza em -73kg tendo ultrapassado na meia-final Mustapha Zayed do Egito, um atleta muito difícil e finalmente, numa final muito disputada derrotou o marroquino Lahmouri. Em -81kg Santos Sebastião, depois de vencer o seu primeiro combate cedeu na final contra o egípcio Raslan e conquistou mais uma medalha (prata) para Angola.

Ainda em representação de Moçambique o atleta Paulo Ribeiro conquistou a medalha de bronze em -66kg. Na disputa do 3º lugar venceu o marroquino Elmessaoudi.

Moçambique sobe assim duas vezes ao pódio neste Campeonato Africano de Cadetes.

Em femininos, em -48kg, duas atletas angolanas, Segunda Eldimira e Vania Gabriel conquistaram ambas as duas medalhas de bronze em disputa e em -52kg Sonia Lourenço atingiu a final da categoria de peso e arrebatou a prata depois de ceder perante a atleta egípcia Ali.

Tsemane de Moçambique de ouro ao peito

Em -57kg a moçambicana Shenidy Tsemane conquistou de forma brilhante o ouro ao derrotar Manuelle Fenou dos Camarões numa final na qual esteve pressionada por duas penalizações mas acabou por ganhar por ippon.

Em -63kg Rosa Luamba conquistou o bronze para Angola numa prova dominada pela egípcia Ghonim.

Equipas mistas

A prova de equipas foi vencida pela seleção do Egito que ultrapassou todas as adversárias até à final na qual venceu por 4-1 a equipa angolana. Uma medalha de prata que confirma a dinâmica e o valor dos judocas angolanos que marcaram uma presença muito forte no Campeonato de Nairobi.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *