4Judo Camp 2022 teve por missão salvar o planeta

CLUBES | 15 agosto 2022 | por Bianca Sousa

No fim de semana de 23 e 24 de julho, realizou-se uma das atividades mais desejadas do ano desportivo, o 4Judo Camp 2022, promovido pela Associação 4Judo Project, que contou com cerca de 50 judocas participantes, vindos dos vários núcleos da 4Judo, do distrito de Aveiro.  Nesta comitiva, também puderam integrar e disfrutar desta magnifica experiência, crianças do Projeto Reação – Judo e Igualdade, tornando, aos nossos olhos, esta atividade perfeita!

Após uma longa pausa nas edições do 4Judo Camp devido á pandemia que se instalou no mundo, a missão “Salvar o Planeta”, mais do que nunca, era a chave para integração nas atividades deste ano. É evidente, nunca fomos alheios ás questões ambientais e á educação ambiental, são ensinamentos que implementamos de forma diária em pequenas coisas do dia a dia dos nossos judocas, contudo, este ano, seria essencial promover o contato com alguns temas importantes.

Assim foi!

A “SURPRESA”, foi um dos pontos altos do 4Judo Camp com a visita da Farmolap, representada pelo Miguel e pela Inês. Uma perfeita união entre a paixão por coelhos e por crianças que se juntou á nossa missão “Salvar o Planeta, com o objetivo de estimular aprendizagens, do bem-estar animal e importantes aspetos sobre a cunicultura, de forma muito próxima, com dois lindos coelhos de raças distintas, permitindo assim, a construção de preciosos alicerces nas nossas crianças, e de comportamentos conscientes do maneio destes seres maravilhosos. Obrigada Miguel e Inês por contribuírem para o mais puro das nossas crianças, O SORRISO!

Vamos construir uma minhoca!!!

A “IMPORTÂNCIA DA MINHOCA”. Nesta atividade não trouxemos exemplares vivos, até porque as senhoras minhocas são essenciais no seu habita natural, o solo, e no ecossistema, mas, engendramos uma forma representativa, lúdica e muito divertida, de as trazer para a nossa tarefa. Através de tiras de cartolina de várias cores e um pouco de cola, cada criança construiu a sua própria minhoca; cada menino deu o seu toque especial; enquanto trabalhavam importantes capacidades cognitivas, ouviam com muito entusiasmo Diana Valente, licenciada em Biologia, com mestrado em Ecologia Aplicada, que falava sobre importância das nossas amiguinhas.

No final, um desafio muito divertido, uma corrida de minhocas!! O nosso Dojo foi o palco da corrida, onde as minhocas contruídas em formato mola puderam percorrer o tatami até á meta, na companhia dos seus criadores, o nossos JUDOCAS! E que surpreendidos ficamos com rapidez dessas minhocas, hein!

Umas das atividades que mais gargalhas proporcionou foi o “Reciclar é divertido”, através de uma lona gigante repleta de água e bolinhas de sabão muito cheirosas, onde o desafio era relembrar e poder levar a cabo a prática da reciclagem, transportando rapidamente materiais para os respetivos contentores de uma ponta á outra da lona, numa disputa de equipas. No final, o prémio foi disfrutar livremente da lona, numa mega partilha de sensações magnificas entre crianças e treinadores. Muitas escorregadelas, e muitas, mas muitas gargalhadas! Missão cumprida com SUCESSO, reciclar é DIVERTIDO!

Disco night

Não podia faltar um dos momentos master do nosso 4Judo Camp, a “Disco Night”, dançar, abanar o capacete, do mais pequeno ao mais velho, todos exprimiram livremente a sua alegria ao som da música. A boa energia que os nossos judocas transbordavam era de fato surpreendente, após um dia repleto de muitas atividades, piscina, cinema, surpresas, havia em cada um deles uma almofada gigante de alegria que nos contagiava de tal forma que, gostaríamos, por instantes, parar no tempo.

Com o aproximar do final do 4Judo Camp, os preparativos para a demostração aos papás decorrem e o ensaio do hino do 4Judo Camp faz-se ouvir, não tardou…começam-se a ouvir algumas lindas vozes das nossas crianças a lamentar o tempo que ainda falta para que chegue o próximo 4Judo Camp; – “Um ano! Eu não aguento esperar tanto tempo para”; “Aí, eu não quero que acabe, foi tão divertido!…

Dois dias repletos de diversão, atividade física, aprendizagens e tarefas em grupo, educação ambiental e animal, inclusão social, muitos mimos e muito amor, tudo em plena articulação com uma das nossas grandes paixões que é o JUDO!

FOI MÁGICO, FOI PERFEITO!

4JUDO CAMP, ATÉ PRÓ ANO!

Bianca Sousa | treinadora de judo

Please follow and like us:
error
fb-share-icon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.