João Paulo Correia mediou com sucesso o conflito dos sete com a FPJ
NOTÍCIAS | 16 de agosto 2022 | Reunião na SEJD
O Secretário de Estado da Juventude e Desporto João Paulo Correia divulgou os resultados da reunião havida hoje com o Presidente da Federação Portuguesa de Judo, na qual também participou o Presidente do Comité Olímpico de Portugal.
Os resultados são, à primeira vista, favoráveis às reclamações dos atletas que assinaram a Carta Aberta que, em pontos essenciais, foram traduzidas em ajustamentos com um sentido positivo.
É caso das participações nos estágios e competições internacionais que passarão a ser consensualizadas, no quadro do planeamento da preparação olímpica, entre o treinador, o atleta e a federação.
Por sua vez o valor que será pago a cada atleta, de apoio a deslocações, terá por base as tabelas da Administração Pública, deixando assim de ser exclusivamente o critério da FPJ a regular a definição das verbas em causa.
Por último o atual modelo de estágios nacionais vai ser reavaliado, de forma participada, depois dos Campeonatos do Mundo de judo.
A comunicação de João Paulo Correia é a seguinte:
“Eu e o Presidente do Comité Olímpico de Portugal reunimos hoje com o Presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), que apreciou as sugestões apresentadas pelo grupo de atletas que subscreveu uma carta aberta e decidiu o seguinte:
1 – Corresponder ao pedido formulado de que a participação em estágios internacionais assim como competições fora do País resultem do planeamento do processo de preparação olímpica organizado em conjunto entre a FPJ, o treinador e o respetivo atleta;
2 – Ajustar o valor pago a cada atleta para apoio à deslocação, de acordo com as tabelas oficiais da Administração Pública;
3 – Proceder após os Campeonatos do Mundo a uma reavaliação do sistema de estágios nacionais ouvindo os respetivos treinadores e selecionadores nacionais.
Reunimos também com o grupo de atletas que subscreveu a carta aberta, ao qual foram transmitidas e debatidas as decisões da Federação Portuguesa de Judo”.
Fonte João Paulo Correia