João Paulo Correia mediou com sucesso o conflito dos sete com a FPJ

NOTÍCIAS | 16 de agosto 2022 | Reunião na SEJD

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto João Paulo Correia divulgou os resultados da reunião havida hoje com o Presidente da Federação Portuguesa de Judo, na qual também participou o Presidente do Comité Olímpico de Portugal.

Os resultados são, à primeira vista, favoráveis às reclamações dos atletas que assinaram a Carta Aberta que, em pontos essenciais, foram traduzidas em ajustamentos com um sentido positivo.

É caso das participações nos estágios e competições internacionais que passarão a ser consensualizadas, no quadro do planeamento da preparação olímpica, entre o treinador, o atleta e a federação.

Por sua vez o valor que será pago a cada atleta, de apoio a deslocações, terá por base as tabelas da Administração Pública, deixando assim de ser exclusivamente o critério da FPJ a regular a definição das verbas em causa.

Por último o atual modelo de estágios nacionais vai ser reavaliado, de forma participada, depois dos Campeonatos do Mundo de judo.

A comunicação de João Paulo Correia é a seguinte:

“Eu e o Presidente do Comité Olímpico de Portugal reunimos hoje com o Presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), que apreciou as sugestões apresentadas pelo grupo de atletas que subscreveu uma carta aberta e decidiu o seguinte:

1 – Corresponder ao pedido formulado de que a participação em estágios internacionais assim como competições fora do País resultem do planeamento do processo de preparação olímpica organizado em conjunto entre a FPJ, o treinador e o respetivo atleta;

2 – Ajustar o valor pago a cada atleta para apoio à deslocação, de acordo com as tabelas oficiais da Administração Pública;

3 – Proceder após os Campeonatos do Mundo a uma reavaliação do sistema de estágios nacionais ouvindo os respetivos treinadores e selecionadores nacionais.

Reunimos também com o grupo de atletas que subscreveu a carta aberta, ao qual foram transmitidas e debatidas as decisões da Federação Portuguesa de Judo”.

Fonte João Paulo Correia

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *