O problema de um é o problema de todos

NOTÍCIAS | 17 de agosto 2022 | ADJLx

A reação da maior associação distrital do judo nacional, a Associação Distrital de Judo de Lisboa, depois das informações e opiniões que resultaram do processo de mediação conduzido pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, acompanhado pelo Presidente do Comité Olímpico José Manuel Constantino, sobre o litígio entre sete atletas do projeto olímpico e o Presidente da FPJ, surge como um agradecimento aos protagonistas da mediação, como um apoio inequívoco aos atletas, como um alerta para as situações futuras e como um apelo à união no judo nacional, em bases sãs e assentes no diálogo entre as partes.

Carolina Costa, Presidente da ADJLx, inscreve neste comunicado um lema que os judocas conhecem bem de norte a sul do país “O problema de um é o problema de todos!” e reafirma a modalidade como um espaço de cooperação e de disseminação de valores.

O comunicado da associação é o seguinte:

Exmos senhores

A ADJLx tem acompanhado de perto e com preocupação os últimos acontecimentos da nossa modalidade. Uma modalidade que prima pelos valores de inclusão, generosidade e respeito. Tem acompanhado também todas as reacções publicamente explanadas que toda esta situação gerou, não somente no seio da família do Judo, mas também na comunidade em geral.

A ADJLx lamenta que o ambiente que se tem sentido nos últimos tempos na comunidade judoca tenha culminado numa situação limite e extremada onde os próprios atletas são afectados e obrigados a tomar uma posição-limite. Os atletas deviam, apenas e só, preocuparem-se com o seu treino e preparação pré-competição e não com enquadramentos burocráticos e logísticos.

Neste contexto,

Congratulamos o exmo Sr. Secretário da Juventude e do Desporto, Sr. João Paulo Correia e o exmo Sr presidente do Comité Olímpico, Sr. José Manuel Constantino pela rápida resposta à situação conflituosa existente, resolvendo alguns dos pontos reivindicados pelos atletas na carta aberta assinada pelos “7”, mas que representa a maioria do pensamento de todos nós. Agradecemos a atenção prontamente prestada, esperando o acompanhamento prometido, zelando assim por todos os atletas, desde os atletas de formação até aos do projecto olímpico.

Congratulamos os atletas visados pela coragem em expor e assumir o que não está bem, pois só assim podemos todos em conjunto melhorar e evoluir.

Reforçamos o nosso apoio aos atletas, desde o início disponibilizado, e iremos sempre defender e zelar pelo bem-estar de todos os atletas desta associação. O problema de um é o problema de todos!

Esperamos que a reunião, bem-sucedida, do dia 16 de Agosto de 2022 marque o início do diálogo entre pares para que se encontrem soluções na tentativa de melhoria do sistema de treinos e planeamento existentes, com a devida adaptação às necessidades de todos os atletas envolvidos. Este é o momento de união de todos para um objectivo comum. O problema de um é o problema de todos!

Estaremos atentos ao cumprimento das resoluções encontradas e decididas na reunião de dia 16 de Agosto e da nossa parte em tudo contribuiremos para que sejam respeitadas.

Esperamos sensatez nas atitudes futuras e que não existam represálias. Não iremos admitir (e repudiamos) situações de “não inclusão”, desrespeito e/ou de xenofobia.

Estamos certos que todos juntos iremos contribuir para o crescimento da nossa modalidade, mantendo os seus valores, salvaguardando a integridade e respeito desta geração e as gerações seguintes.

O problema de um é o problema de todos!

Saudações Desportivas

A Direção

Carolina Melo e Costa

(Presidente)

Please follow and like us:
error
fb-share-icon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.