Como divulgar o judo junto dos potenciais interessados?

COMUNICAÇÃO | 23 de agosto 2022, JM com CJ Hajime

Muito em breve, na maior parte dos clubes, vão recomeçar os treinos e as aulas do judo. Nesta fase de relançamento da atividade torna-se particularmente importante divulgar nas comunidades locais a possibilidade do judo ser praticado localmente e, consequentemente, apelar a novas inscrições.

A dinâmica do clube ao longo do ano desportivo vai depender, em muitos casos, do sucesso na captação de novos praticantes no reinício da temporada.

As estratégias de divulgação são diversas e as experiências neste plano da comunicação recomendam mesmo que se tenha uma linha de atuação coerente, credível e com capacidade de atingir os objetivos definidos.

Aproveitámos uma abordagem a esta matéria realizada pelo Clube de Judo Hajime nas suas atividades de divulgação da modalidade que mobiliza neste processo dois recursos particularmente pertinentes: imagem e argumento.

Uma imagem adequada e sugestiva que estabelece pontes eficazes com os conteúdos especializados sobre o tema dos benefícios para as crianças que resultam da prática da modalidade.

A imagem

Veja-se que a opção é colocar no centro da mensagem o jovem praticante.

  • verificamos que alguns clubes colocam o foco no próprio clube, imagens de instalações, dos treinadores, grandes logotipos do clube, etc.

Veja-se ainda que a imagem faz apelo à aventura, à alegria, à brincadeira, a um universo que valerá a pena ir conhecer

  • verificamos que alguns processos de comunicação centram a mensagem nos aspetos marciais e nas origens do judo como fotos do fundador Kano, com caracteres japoneses, com técnicas espetaculares como harai-goshi, uchi-mata, mas que só os praticantes avançados as conhecem e as conseguem valorizar.

Veja-se que o núcleo central da mensagem é um convite muito direto “Vem descobrir”

  • verificamos que alguma informação divulgada coloca o foco nas inscrições e nos horários das aulas. Estes aspetos podem ser tratados com os visitantes quando estiverem de passagem pelo clube.

Importa pois, antes de mais criar um movimento de interesse e curiosidade que levem jovens e os respetivos pais a visitarem o clube. No fundo incentivar uma atitude proativa dos pais e das crianças “deixa-me lá ver como é que isto é….”.

Quanto aos conteúdos de mensagens mais explícitas pode ser utilizado todo um manancial de argumentos que textos como aquele que se segue podem ajudar a selecionar e a trabalhar de forma adequada.

Uma hipótese é pegar num argumento, por exemplo “vantagem em treinar descalço” e realizar um pequeno vídeo com situações de treino evidenciando atletas descalços e reforçar o argumento com práticas concretas.

As vantagens em treinar descalço!

A importância do Judo no desenvolvimento das crianças: as vantagens em treinar descalço!

Seleção do Clube de Judo Hajime

(…)”Ao longo da infância, o processo de desenvolvimento dos sistemas sensoriais ocorre sequencialmente, no qual o amadurecimento da função proprioceptiva ocorre em torno dos 3-4 anos de idade, enquanto que os sistemas visual e vestibular parecem atingir o nível adulto aos 15-16 anos. Além dos aspectos de maturação, sabe-se que a habilidade da criança em coordenar os sistemas de controle postural aumenta com a experiência, logo, quanto maior forem às experiências vivenciadas pelas crianças, maior será a sua capacidade em coordenar os sistemas neurais responsáveis pelo equilíbrio. Dentre essas experiências, destaca-se a prática de modalidades esportivas na infância, como por exemplo, o judo.

O judo, como tantos outros desportos, dispõe de uma associação variada de capacidades físicas, além de pontos técnicos, táticos e psicológicos. As suas técnicas seguem o princípio de máxima eficiência com o mínimo de esforço, baseiam-se em princípios biomecânicos que envolvem a aplicação da força, estabilidade e equilíbrio nos momentos de inércia, centro de massa e utilização das alavancas. Dessa forma, o tronco desempenha papel primordial durante ações de lançamento para frente em que o judoca deve descentralizar e mover o adversário para frente e para cima. Dentre os gestos realizados no desporto, o agarrar é uma das técnicas cruciais como meio de coordenar a atenção, postura e equilíbrio do oponente e, nesse sentido, manter o equilíbrio em posição permanente é essencial para que as ações sejam efetivas durante uma disputa.

Portanto, no decorrer da prática do judo, algumas características são treinadas e desenvolvidas, tais como equilíbrio, agilidade, força estática de membros superiores e explosão de membros inferiores.”(…)

LER TEXTO COMPLETO

Fotos © Clube de Judo Hajime

Please follow and like us:
error
fb-share-icon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.