Quando o verão se for embora, eu irei regressar!

publicado 29 de agosto 2022 | Reportagem JM

Protagonistas e encontros | TES-KK 2022

Na primeira jornada, dia 27 de agosto, a organização da prova baseou-se em estruturas, protagonistas e procedimentos que aqui sistematizamos para divulgar as dinâmicas de ação que vão para além das medalhas e dos atletas que, merecidamente, são sempre valorizados.

O público, ah! o público

Recordam-se das provas no tempo da pandemia? O silêncio que esmagava os atletas e desorientava os espectadores do outro lado do ecrã. De vez em quando ouviam-se os gritos isolados dos colegas de equipa de quem combatia, que se encontravam temporariamente nas bancadas.

Mas agora o público regressou às galerias. O uchi-mata faseado é apoiado por vozes descontroladas, o ippon é celebrado com ovações e gritos de vitória, a resistência no Golden Score tem uma linha de energia exterior ao atleta que parece agir em favor de mais um ataque, de mais uma tentativa.

O público esteve em Cernache, para todos os atletas, já nos reabituámos.

A logística de apoio

O circuito que já constitui um standart que integra desde o espaço de aquecimento, à sala de espera e informação, ao controlo dos judogis à entrada na área de competição, são inúmeros os protagonistas de um processo disciplinado que assegura uma continuidade aos combates e consequentemente viabiliza as transmissões em streaming.

A arbitragem

As equipas de árbitros asseguram de forma discreta e particularmente eficaz todo o ritmo da prova. Não só na aplicação das regras de arbitragem, particularmente exigentes e disciplinadoras, como também na cadência das transições entre combates onde tudo é regulado ao milímetro. Tempo não controlado à partida é apenas aquele que é utilizado pelos árbitros assistentes do central quando surgem dúvidas ou divergências com as decisões anunciadas no centro do tapete. Aqui também a supervisão internacional é totalmente assegurada e quando importa consolidar uma posição nada melhor que ouvir o parecer do coordenador europeu que se encontra presente.

O apoio médico

São as formiguinhas do bem-estar dos atletas. Quando surge a situação que exige uma intervenção no meio do combate é preciso agir rápido e bem. Estar preparado e sobretudo ter estado atento ao que aconteceu no momento da lesão. Interpretar rapidamente, ouvir o atleta de forma sucinta e agir. Naquela situação, indiretamente, a equipa de apoio médico faz parte do combate. É como se estivessem no tapete. Porque o tempo utilizado pode favorecer um ou outro atleta na sua recuperação e porque tratar bem a situação retira da cabeça do atleta uma preocupação que influencia o seu desempenho.

Formiguinhas inteligentes e muito apreciadas pelo conjunto dos presentes nas provas de judo.

Os treinadores

Sofrem tanto ou mais que os atletas. Acompanham, estão presentes de forma ativa, mas sabem que o trabalho decisivo terá sido realizado antes, nos treinos e na preparação. Mas há sempre um enquadramento específico e especialmente numa prova internacional. O apoio mental é determinante. O atleta acaba um combate e ainda a quente o treinador adianta algumas indicações para melhoria futura. Sabem que tudo tem a sua altura própria e nada como estar lado-a-lado com o atleta quando ele está a viver em pleno o teste das suas capacidades. Os estilos podem ser diferentes, mas basicamente as preocupações são muito similares.

Quando o verão se for embora, eu irei regressar!

No final das provas muitas das barreiras formais caem e os abraços e os sorriso invadem o pavilhão ainda há pouco comandado pela aparelhagem de som que marcava o ritmo, nos anúncios, nas informações e na seleção dos excertos musicais impulsionadores de novas emoções.

A surpresa da jornada foi a visita de Telma Monteiro que caminhava apoiada em canadianas e que à pergunta sobre o seu regresso aos tapetes e á competição, afirmou com a sua sagacidade motivadora “Quando o verão se for embora, eu irei regressar!”.

Fotos © Judo Magazine

Please follow and like us:
error
fb-share-icon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.