Tomás Gomes traz bronze da Transilvânia

publicado 12 de outubro 2022 | JM

Taça Europeia de Cluj-Napoca integra o TOUR EUROPEU da UEJ

Cluj- Napoca não é uma cidade qualquer. A capital da Transilvânia apresenta um perfil histórico e académico que nos leva a pensar em Coimbra. Talvez com uma vantagem difícil de entender para povos de navegadores como o nosso. Para nós, estar perto do mar, é sempre uma vantagem. Para cidades como Cluj ser um ponto de referência no cruzamento dos mundos, que podem surgir do Bucareste, de Budapeste ou de Belgrado, constitui uma base identitária determinante. Por isso o bronze que Tomás trouxe para Lisboa, incorpora valor acrescentado. Da combatividade do judoca e da arte e filosofia da Transilvânia, região que o acolheu.

Uma prova de juniores é sempre diferente. No aquecimento os exercícios podem ser os mesmos dos seniores, mas a música dos headphones tem mais carga energética. As cabeças rodam mais no sentido das nuvens, os sorrisos são mais largos e são fonte de novas emoções. Numa prova de juniores, se desenhássemos uma resultante dos sonhos que pairam no ar teríamos uma linha simbólica que nos arrastaria até ao epicentro da galáxia.

Tomás Gomes, com os seus sonhos e a sua vontade de vencer, foi o único representante de Portugal na competição da cidade romena. Rapidamente misturou-se sem reservas na área de aquecimento com todos os competidores da Taça Europeia de Juniores de Cluj-Napoca 2022. A categoria de peso de -73kg iria contar com 15 participantes. entre os quais 6 romenos.

O percurso realizado por Tomás até à disputa do bronze, que acabou por conquistar, foi muito heterogéneo mas com um sentido de vitória bem vincado. Venceu primeiro um atleta romeno e de seguida um competidor búlgaro. Tomás venceu o seu quadro de apuramento e saltou para a meia-final. Nesta etapa o jovem ucraniano Nazar Kuiesnov foi superior e remeteu o judoca luso para a disputa do terceiro lugar. Contra o romeno David Gliga Tomás impôs o seu judo e acabou por triunfar e subir ao pódio na companhia do vencedor Robert Boldis da Roménia.

Fotos UEJ

Please follow and like us:
error
fb-share-icon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.