Iniciativas de competição e de cooperação no Dia Mundial do Judo

31 de outubro, 2022

O lema da Inclusão marcou a jornada de celebração da modalidade

No dia 28 de outubro, nos cinco continentes, praticantes. clubes, associações e outras instituições do judo promoveram atividades de celebração e de valorização da modalidade procurando reforçar um sentido coletivo interno e, num plano externo, uma ligação viva e generosa à sociedade.

Para enfatizar o sentido coletivo vai-se ao ponto de recorrer ao conceito afetivo e agregador de família, ou seja procura-se “coletivizar” a participação num desportp num terreno que é estritamente do domínio pessoal e que remete para relações complexas tendo em conta a evolução nas últimas décadas da estrutura e das dinâmicas familiares. É um facto que a família deixou de ter uma configuração básica de unidade de produção e passou a ter funções mais difusas, o que a torna mais permeável a processos voluntários ou involuntários de imitação ou até de substituição.

A intenção do Judo Family pode parecer ingénua mas na realidade não é. Procura-se assumir uma função socializadora cujo núcleo fundamental é a formação da personalidade do indivíduo. Importa recordar que a modalidade estabeleceu uma plataforma de valores com um forte cunho moralista e normativo, omitindo que os valores são uma construção social e que não existem de forma abstrata e com um sentido absoluto. O conceito de respeito abordado por um militar é tendencialmente associado a uma valorização da disciplina e da hierarquia enquanto que a sua mobilização por parte de um assistente social no seu contexto profissional tende a enfatizar os processos de não-discriminação e a reforçar o sentido da igualdade.

Desta forma, o grande risco da entrada de uma modalidades desportiva no terreno difuso da família é o da simplificação (do simplismo propositado) através do sentido gregário e afetivo do discurso, ocupando um terreno de não-conflitualidade, que existe de forma natural na família, eliminando de forma abusiva as dinâmicas de pensamento crítico, de conflitos pela liberdade e a emancipação que existem no seu seio e que são a base das tensões ideológicas entre gerações e consequentemente do progresso social em termos de pensamento coletivo.

Atividade de competição e de cooperação

Ao logo da jornada foram concretizados treinos conjuntos entre clubes, torneios e até provas internacionais que coincidiram com a data.

O caso mais publicitado foi, no Europeu de Sub-23 de Saraievo, a valorização que Raquel Brito atribuiu à sua medalha de bronze no dia 28 de outubro “Esta tem um sabor especial porque hoje é o dia mundial do judo que para mim irá sempre ficar marcado com esta medalha. Quero apenas desejar um Feliz Dia Mundial do Judo!!

VILA DE AVILÉS

Outra prova que envolveu portugueses foi o Torneio Internacional Villa de Avilés que se realizou a 29 e 30 de outubro mas que se inseriu em termos de celebrações no World Judo Day.

Treinos conjuntos

O Judo Clube de Portugal e o Lisboa Ginásio Clube juntaram-se para um treino conjunto no dia mundial do Judo.

Hoje é dia mundial do Judo, e para comemorar, o CJ2009 ontem organizou uma aula conjunta onde os mais velhos da casa e os mais novos partilharam o tatami.

A equipa do CJ2009 explicou como o Judo funciona, como o ensinamos, e os seus benefícios. E também fizemos jogos e atividades muito divertidas para todos.

Treinos especiais

Na Academia Filipa Cavalleri “Ainda sobre o dia mundial do Judo, não podíamos ter terminado de melhor forma!.Tivemos o nosso dojo cheio de judocas de várias gerações a partilharem experiências, num clima de boa disposição e entre ajuda, com os olhares cúmplices das suas famílias”.

No Judo Clube da Póvoa “Dia Mundial do Judo celebrado com treino com pais e filhos. Foi um desafio aceite e bem divertido”

No Judo Clube de Portimão sabemos que todos somos diferentes, abraçamos essas diferenças, convivemos com elas e todos ficamos mais fortes. O Dia Mundial do Judo é uma oportunidade de celebrar os valores do Judo. Este ano a IJF dedica este dia à inclusão.

Judo Clube do Algarve | INCLUSÃO foi o tema da comemoração do Dia Mundial do Judo deste ano!
Em parceria com a instituição Apatris 21 – Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve , o Judo Clube do Algarve realizou no dia 28 de outubro (sexta feira), uma aula de judo onde o tema foi a inclusão.

Esta aula foi muito divertida e incluiu pais e filhos relacionado-se de maneira igual.

Galas de graduação

4judoProject Hoje no dia mundial do judo partilhamos os registos da graduação dos nossos atletas.
Parabéns a todos oa atletas, estiveram todos muito bem judocas!
Feliz dia do judo.

Judo Quinta Grande – Madeira. Hoje no dia mundial do judo partilhamos os registos da graduação dos nossos atletas.
Parabéns a todos os atletas, estiveram todos muito bem ,judocas!

III Torneio de Judo Infantil do Grupo Recreativo Gonçalvinhense

Para finalizar uma informação mais desenvolvida do GRG “Hoje realizamos o III Torneio de Judo Infantil do Grupo Recreativo Gonçalvinhense, no Pavilhão polidesportivo do Parque Desportivo Municipal de Mafra.

Este evento surge integrado nas comemorações do Dia Mundial do Judo, complementando a ação dinamizada no passado dia 28 de outubro, já participada, e que consistiu num treino entre pais e filhos.

Participaram no referido torneio, 123 Judokas dos 9 aos 12 anos de idade, em representação de doze clubes das Associações Distritais de Judo de Lisboa e de Santarém.

A presença da atleta olímpica do Benfica e madrinha do Torneio, Bárbara Timo, abrilhantou ainda mais a festa, não apenas por se tratar de uma atleta de eleição a nível mundial que nos visita e visita Mafra, como também pela sua forma de estar e humildade, sendo por isso um exemplo para todos os pequenos Judokas presentes e que, quiçá, anseiam alcançar as vitórias desta campeã.

Obrigado aos atletas, clubes e treinadores que estiveram connosco: Sport União Sintrense; Turma dos Judoquinhas; Clube Nacional de Ginástica; Hajime; Sport Lisboa e Benfica; Lisboa Ginásio Clube; Externato da Luz; Clube de Judo de Torres Novas; Ippon Spirit Judo; Colégio de Santo André; Sociedade Cheleirense; GRG-People Family; GRG-Colégio Verde Água e GRG-Mafra”.

Fotos © dos clubes citados | Foto de destaque Judo Clube do Algarve

Please follow and like us:
error
fb-share-icon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.