INCLUSÃO | Johnson, uma Academia de valores

8 de dezembro, 2022

Através do desporto, desenvolvia programas de apoio para crianças e jovens com dificuldades escolares e de inclusão.

por José Lima, Coordenador Nacional do PNED

Acaba de nos deixar um ser extraordinário, alguém que soube renascer dos seus medos, e do mundo infernal da droga. Alguém que não ficou “preso” ao seu passado, mas ao sonho de dar a muitas crianças um futuro melhor! Ajudar era a sua terapia.

Johnson Semedo, criou em 2014 a Academia do Johnson que, através do desporto, desenvolvia programas de apoio para crianças e jovens com dificuldades escolares e de inclusão.

Passou 10 anos numa prisão

Viveu num dos bairros mais problemáticos da Amadora, a Cova da Moura. Dali, por causa da droga, passou 10 anos numa prisão. Saiu e recuperou-se. Quis voltar à Cova da Moura, mas agora com outra “missão”, a de prevenir e recuperar crianças e jovens com comportamentos de risco. No bairro do Zambujal criou a sua Academia, a partir dali dinamizava programas de apoio escolar, torneios desportivos, uma série de atividades de índole social e cultural, sempre apoiadas no desporto.

Neste sentido, soube como ninguém valorizar o desporto como ferramenta educativa

Sempre disponível para ajudar, pois sentiu na pele, em momentos difíceis, a importância de ter uma mão amiga. Muitas vezes, foi connosco (PNED) às prisões e a escolas promover o desporto como escola de valores, dando o seu exemplo de superação, afirmando que há sempre uma saída, mesmo quando tudo à nossa volta se desmorona.

Assim, era o Johnson, uma mão amiga

Recebeu o troféu de ética no desporto. Um dia… convidou-me para um encontro na sua Academia, para debater a importância do desporto na vida das crianças. Descobri depois  o que o movera não era apenas o debate…era “dar a mão” a alguém que já tinha estado no estrelato do futebol e que agora precisava de ajuda, todos se tinham esquecido dele, mas ele não… era o Fábio Paím. Assim, era o Johnson, uma mão amiga, que nos deixa uma Academia de valores…

PNED – Plano Nacional para a Ética no Desporto

Texto José Lima, Editado (ilustrações CR – JM)

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *