20/09/2024

Atletas inscritas na Judobase pela Suíça participaram ilegalmente no Nacional de Cadetes

Regulamento de Organização de Provas é claro e inequívoco

A campeã e a vice-campeã nacional de cadetes femininos, da categoria de peso de -48 kg, Celina e Maria Carraça participaram no Nacional de Cadetes 2023 à revelia do Regulamento de Organização de Provas (2022-2024), criando uma situação de ilegalidade acolhida pela Federação Portuguesa de Judo, mas sobretudo uma situação incómoda para as duas atletas que, estando inscritas na Federação Suíça de Judo, optaram claramente por uma participação ativa no quadro do judo nacional.

Nelson Trindade treinador do Judo Clube Pragal, que inscreveu as atletas na prova, considera que não se deve dar grande relevância ao assunto já que as duas competidoras têm nos últimos anos participado em várias provas e até estágios mantendo uma ligação à Federação Suíça numa base secundária. Aliás já terão sido efetuadas diligências para que a FSJ autorize as atletas a representar Portugal.

Regulamento é muito claro

Mas o que é facto é que o Regulamento de Organização de Provas esclarece de forma inequívoca que “Nos campeonatos nacionais de cadetes, juniores, Sub-23 e seniores que visem o apuramento para a seleção nacional nos termos previsto no Modelo (organizativo) do judo de Alto Rendimento e Seleções Nacionais só é permitida a participação de Atletas nacionais e que não se encontrem inscritos na Judobase por outro país que não Portugal“.

Inscrição na Judobase de Celina e Maria Carraça

Entretanto a convocatória para a Taça Europeia de Cadetes que está agendada para 18 e 19 de fevereiro em Fuengirola (ESP) inclui as duas atletas na seleção feminina o que representará uma segunda ilegalidade que, segundo Nelson Trindade, não se concretizará.

O treinador do Judo Clube Pragal já recebeu indicações do pai das duas atletas no sentido desta participação ser incompatível com os estudos e as atividades correntes das duas judocas e consequentemente a forma automática como foi organizada e divulgada a convocatória não terá permitido que esta informação chegasse a tempo.

CONVOCATÓRIA PARA FUENGIROLA

O que vai acontecer aos títulos conquistados nestas condições?

Os resultados do Nacional de Cadetes na categoria de -48 kg foram os seguintes:

  • -48KG
  • 1º Celina CARRAÇA, JCPr
  • 2º Maria CARRAÇA, JCPr
  • 3º Iara HENRIQUES, A4JP
  • 3º Beatriz ALMEIDA, AJAm

Para Nelson Trindade está fora de questão qualquer mudança nos títulos atribuídos por vitórias no tapete. Não aceitará qualquer alteração neste domínio. Aliás em conversa com o Presidente da Federação o treinador do Pragal reafirmou que este assunto é um não assunto. Relembrou que foi o próprio Michel Almeida que é treinador nacional da Suíça que aconselhou as atletas a investirem no judo nacional que estará em melhores condições para apoiar uma progressão das duas judocas que os helvéticos que, pasme-se, estão a atravessar uma situação difícil em matéria de apoio financeiro ao judo do país.

As complicações que resultam desta situação ainda não estarão bem equacionadas, mas admite-se, nestas como noutras situações, que o respeito pelas regras instituídas continua a ser uma boa forma de uma modalidade se dar ao respeito.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *