Tel Aviv em força!

Grand Slam decorre de 16 a 18 de fevereiro

Na edição de 2022 Patrícia Sampaio conquistou a medalha de bronze ao vencer a italiana Stangherlin, foto Sabau Gabriela IJF

Os nove nomes mais sonantes do judo nacional vão dar corpo à seleção que se vai apresentar em Israel e o destaque nesta composição da representação lusa vai para o regresso de Jorge Fonseca que tem estado ausente nos últimos embates internacionais.

Maria Siderot em -52 kg

Rodrigo Lopes, João Fernando, Anri Egutidze, Jorge Fonseca, nos masculinos e Catarina Costa, Maria Siderot, Telma Monteiro, Patrícia Sampaio e Rochele Nunes, nos femininos, são os e as atletas que irão à procura de medalhas e de pontos para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

Se quisermos entrar em nuances sobre o lote de atletas que vão estar presentes na ainda capital de Israel, para a esmagadora maioria dos países com sede nas Nações Unidas, podemos admitir que na categoria de -52kg Joana Diogo poderia ser considerada ao mesmo nível de notoriedade e de desempenho que Maria Siderot. A atleta do Sporting Clube de Portugal apresentou-se no entanto em Paris no Grand Slam em excelente forma tendo ultrapassado a coreana Jang e perdido na segunda ronda para Primo (ISR), num combate no qual revelou capacidade para enfrentar as melhores atletas da categoria de peso.

O regresso de Jorge Fonseca

O regresso de Jorge Fonseca, que para grande deceção dos adetos não esteve em Almada no Grand Prix de Portugal, deverá certamente ter em conta as últimas peripécias do ex-bicampeão do mundo que foi encontrando nos últimos tempos algumas dificuldades em combates decisivos com opositores considerados ultrapassáveis. Na realidade Jorge Fonseca terá chegado à fase do ciclo na qual é pura e simplesmente um atleta super-estudado. Quem tem pretensões na categoria de peso de -100 kg estuda Jorge Fonseca ao pormenor. E é natural que Fonseca e Pedro Soares, seu treinador, tenham trabalhado as situações de combate que revelam as ações de antecipação do opositor aos ataques do judoca do Sporting. Uma nova noção de eficácia poderá ter surgido neste desafio que radica na própria neutralização das ações antecipatórias dos adversários. Um judo mais complexo e mais exigente que introduzirá ainda mais qualidade na prática competitiva de um judoca de exceção que faz vibrar as bancadas em qualquer parte do mundo.

Expectativas elevadas

Rodrigo Lopes e Anri Egutidze irão certamente para Tel Aviv com uma enorme vontade de dar a volta às últimas classificações que têm estado aquém do desejado e João Fernando, Catarina Costa, Telma Monteiro, Patrícia Sampaio e Rochele Nunes vão para esta prova com uma forte motivação pelos resultados alcançados em Almada e em Paris.

Recordemos que Patrícia Sampaio, na edição de 2022, conquistou a medalha de bronze em -78kg numa prova muito disputada que a polaca Pakut Beata venceu.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *