Atletas russos e bielorrussos nas Olimpíadas de Paris 2024?

Bandeira neutra encarada favoravelmente pela maioria dos entrevistados

Bach e Hidalgo ©excerto GettyImagens utilizado por Inside the Games

Um inquérito online com pouco mais de 1.000 franceses mostrou que 72% acreditam que os atletas russos e bielorrussas deveriam poder participar de alguma forma nas Olimpíadas de Paris 2024.

O processo de inquérito foi conduzido pela empresa de sondagens Odoxa para Winamax e a RTL que questionou 1.005 pessoas representativas da população francesa com 18 anos ou mais sobre questões-chave relacionadas aos Jogos do ano que vem.

Uma delas foi a presença potencial de atletas russos e bielorrussos, com o Comité Olímpico Internacional (COI) a abrir um caminho para o retorno às competições em “condições estritas” de neutralidade.

Trata-se de um assunto controverso que provocou uma reação furiosa na Ucrânia e levou a Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, a expressar sua oposição à presença de atletas de ambos os países nas Olimpíadas do próximo ano.

O governo francês liderado por Emmanuel Macron insistiu que uma decisão sobre a participação russa e bielorrussa em Paris 2024 deve ser tomada até o verão de 2023, mas reconheceu que o veredicto final cabe ao COI.

Os entrevistados favoráveis à presença dos atletas dos dois países em Paris 2024 entendem, na sua maioria, que eles devem competir debaixo de uma bandeira neutra. Do total de entrevistados, 44 por cento concordaram que os atletas russos deveriam competir como neutros e 28 por cento adiantaram que deveriam poder fazê-lo sob suas cores nacionais.

Em sentido oposto, 27% dos participantes no inquérito expressaram a opinião de que os atletas russos deveriam ser banidos.

O COI disse que “a participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 não faz parte das discussões” sobre um possível retorno de atletas russos e bielorrussos.

Importa sinalizar que a Federação Internacional de Esgrima votou recentemente favoravelmente o regresso dos atletas russos e bielorrussos às suas competições a partir de meados de abril.

© Getty Images

Fonte InsidetheGames

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *