PROJETO “AVÓS(Z) DO JUDO

O judo, como modalidade desportiva mas também como espaço e contexto favorável ao estudo da relação do corpo com o espaço e dos comportamentos humanos face a tensões e a desequilíbrios, tem mais um campo laboratorial de experimentação num projeto que o Judo Clube da Marinha Grande está a implementar num quadro territorial alargado na região de Leiria.

No caso a intenção é iminentemente prática e procura-se, nas atividades do projeto, fornecer ferramentas preventivas para problemas que a comunidade enfrenta e que precisam de respostas especializadas.

Na verdade esta poderá ser a verdadeira marca de uma modalidade que é tantas vezes conotada com a sua capacidade de apoio à “normalização e regulação social dos mais jovens através de regras morais” (o famoso código moral do judo), quando o seu potencial de interação e de contributo para o bem-estar social pode estar muito mais ligado ao desenvolvimento e menos à regulação.

Afinal de contas como é que se pode compreender o sentido desta iniciativa que no dia 17 de março contou com mais uma atividade, no caso com reformados da PSP.

A iniciativa, de cerca de 156 mil euros, financiada pelo Portugal Inovação Social (70%) e pelas Câmaras de Leiria e da Marinha Grande (30%)

Um projeto divulgado por diversos meios de comunicação – TSF

“É um projecto inédito do Judo Clube da Marinha Grande, a pensar nos mais velhos. Cerca de 200 idosos estão a ter aulas de judo para prevenir as quedas, um dos principais “flagelos” da terceira idade.

No tatami (tapete de judo), os Avós são desafiados a completar um circuito com exercícios para melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação, mas as quedas têm lugar de destaque”.

Projeto de prevenção de quedas para 400 pessoas de Leiria e Marinha Grande inclui judo – RTP

“Trata-se de uma iniciativa “de intervenção social no âmbito da prevenção de quedas por via da estimulação e promoção do equilíbrio, potenciando o conhecimento de `como cair` corretamente e minimizando o impacto das quedas através da prática da modalidade desportiva do judo adaptado”.

Aldeia dos Avós

O Presidente da Câmara Aurélio Ferreira (em cima, 2º à direita) visitou o projeto

No passado dia 17 de março, o Judo Clube da Marinha Grande, foi palco do evento Aldeia dos Avós.

Esta atividade está inserida no projeto “Avós(z) do Judo”. Trata-se de um projeto financiado por fundos nacionais e europeus, com o apoio do Portugal 2020. É ainda financiado pelas Câmaras Municipais da Marinha Grande e de Leiria.

“Contamos também com parcerias das Unidades de Cuidados à Comunidade da Marinha Grande e de Leiria, do IPL, assim como de vários agrupamentos de escolas dos dois concelhos.O projeto tem como principal  objetivo a prevenção das quedas nos idosos, aprendem o “como cair” corretamente e, caso caiam, como levantar, através da modalidade desportiva do judo. Estão contempladas ainda as atividades de animação sócio cultural, nutrição, enfermagem e terapia ocupacional, para que a parte física se junte à mental” adiantaram-nos os organizadores numa breve apresentação do projeto..

Ex-polícias em queda livre

A iniciativa Aldeia dos Avós foi realizada em parceria com a Aldeia dos Beneficiários SSPSP e teve como protagonistas a turma desta instituição de ex-polícias.

O que caracteriza de forma peculiar esta turma?

  • a maior média de idades, 88 anos;
  • o atleta sénior a praticar judo com mais idade, 96 anos;
  • o primeiro subintendente do país;
  • a mulher polícia que fez parte da primeira turma de mulheres polícias do país.

Contámos com a presença de 4 polícias no ativo. Os nossos atletas seniores mostraram os seus dotes e demonstraram o “como cair” corretamente, como se luta e domina o adversário. Foi uma atividade intergeracional, onde reinou a boa disposição“.

Compareceram nesta atividade, o Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, a Vereadora Ana Laura Baridó, o presidente do Judo Clube da Marinha Grande, Rui Barreiros, o subintendente Carlos Carolino, a diretora técnica da Aldeia dos Beneficiários, Madalena Marques, agentes no ativo das esquadras na Marinha Grande e de Leiria, assim como membros da Direção do clube, da Câmara Municipal da Marinha Grande, membros da equipa do projeto e da Aldeia dos Beneficiários.

Fotos do projeto © JCMG

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *