Tbilisi e Coimbra no arranque da primavera

Tais Pina com prata em Coimbra realiza a melhor performance lusa do fim-de-semana

Para alguns jovens atletas lusos tratou-se de uma estreia nos palcos internacionais que proporcionam pontos para os rankings da FIJ. Coimbra acolheu um Open Europeu de Juniores e a representação portuguesa fez-se notar em praticamente todas as categorias de peso. No outro extremo europeu. em Tbilisi, na Geórgia, disputou-se o Grand Slam que não contou com as participações de elevada notoriedade habituais tendo terminado com pódios de impacto mediático reduzido.

Bárbara paradoxal confessa inquietação e força

O seu estilo de comunicação nas redes sociais é conhecido e particularmente assertivo. A atleta da seleção que compete em -63 kg não esperou muito tempo para publicar uma reação à sua performance em Tbilisi que revela uma desilusão face à sua eliminação no termo do segundo combate, apesar de ter eliminado no primeiro a sua rival Moraes do Brasil.

“É a terceira competição seguida da qual não trouxe um resultado favorável. Mas hoje, aos meus olhos, apresentei um desempenho superior em termos de concentração e foco. Com otimismo, pretendo extrair o máximo dessa experiência. Estou naquele momento ruim, mas bom…
Quem acompanha minha jornada percebe meu ciclo da vida: enfrento obstáculos, tropeço, fico lá no fundo remoendo.. me levanto, trabalho duro e finalmente triunfo sobre minhas aspirações”.

Com Bárbara Timo estiveram na capital georgiana Rochele Nunes e Anri Egutidze que também não conseguiram progredir na prova para a zona da disputa das medalhas. Já Rodrigo Lopes, em -60 kg, atingiu o 7º lugar depois de ter cedido nos quartos-de-final face a Khalmatov (UKR) e na repescagem frente a Shamshadin do Casaquistão. Um bom resultado apesar de tudo para Rodrigo.

Rodrigo Lopes © foto Gabriela Sabau | IJF

Open Europeu de Coimbra, uma de prata e três de bronze

Dos 88 atletas lusos que participaram no Open Europeu de Juniores o destaque vai naturalmente para aqueles e aquelas que subiram ao pódio e que conquistaram medalhas.

No primeiro dia Tais Pina (prata), Berrnardo Tralhão Fernandes (bronze) e Maria Colito (bronze) e, na segunda jornada, Guilherme Silva conquistou o terceiro lugar no pódio em -100 kg.

Guilherme Silva, como sinaliza a FPJ, estreou-se na primeira ronda, com uma vitória por ‘ippon’ sobre o espanhol Beka Ashadze. Somou o segundo triunfo nos quartos-de-final perante o sueco Lukas Roswall (que viria a vencer a terceira medalha de bronze em Taças da Europa de Juniores), novamente por ‘ippon’. Falhou o acesso à luta pelo Ouro, ao ceder na semifinal contra o italiano Francesco Basso (Vice-campeão Europeu de Cadetes em 2021), sofrendo ‘ippon’ a 1 minuto e 23 segundos do fim do tempo regulamentar. No seu último e derradeiro combate, encontrou o espanhol Roman Cabello. O Judoca Luso adiantou-se no marcador por ‘wazari’ e geriu a vantagem até aos últimos 34 segundos do confronto, altura em que confirmou a vitória por ‘ippon’. Com este resultado, Guilherme Silva conquista a Medalha de Bronze

Com os resultados deste domingo, Portugal desceu da 7ª para a 11ª posição, com um total de 4 Medalhas (1 Prata e 3 Bronze), além de 2 quintos e 2 sétimos lugares. França manteve a liderança da tabela, finalizando com 3 Medalhas de Ouro, 3 de Prata e 8 de Bronze conquistadas. Itália (2 Ouro, 6 Prata e 2 Bronze) e Espanha (2 Ouro e 5 Bronze), que passou o Cazaquistão, fecham o pódio, como informou a FPJ.

Fotos © Miguel Galhardas UEJ/FPJ

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *