20/09/2024

Só faltou pódio à estreia de Siderot

Garra da atleta do Sporting criou expectativa de medalha em Antalya

Maria Siderot conquistou a 5ª posição em Antalya (Turquia)

Maria Siderot estreou-se no bloco das finais de um Grand Slam e disputou a medalha de bronze com muita concentração e até com alguma liderança tática. O desfecho do combate, que acabou por ser favorável à sua opositora húngara Reka Pupp, não foi aquele que a judoca da seleção pretendia mas o 5º lugar alcançado num dos torneios mais importantes do Circuito Mundial da IJF é prova de uma grande qualidade e de uma enorme capacidade competitiva da representante portuguesa nos -52 kg.

Depois de ultrapassar adversárias particularmente difíceis como Fabienne Kocher da Suiça e Sofia Asvesta (CYP), esta na repescagem, Maria Siderot apresentou-se confiante no combate pelo bronze. Sode-Tsuro-komi-goshi em makikomi por repetidas vezes e com bom impacto e sobretudo uma sistemática neutralização dos ataques de Pupp por antecipação marcaram a atuação de Siderot. Pupp jogou pelo seguro e no seguimento de uchi-mata, bem executado mas sem pontuação, aplicou uma chave à atleta lusa que acabou por ceder e consequentemente perder o combate.

Telma Monteiro

Próximo deste desempenho de bom nível de Maria Siderot esteve Telma Monteiro que depois de uma enorme capacidade de ultrapassar as suas opositoras, uma britânica e outra italiana, acabou por ser vencida pela brasileira Jessica Lima nos quartos-de-finais. Na repescagem a atleta chinesa Cai superiorizou-se a Telma no Golden Score com um ippon e impediu a judoca lusa de disputar o bronze. Com a sua enorme experiência a campeã portuguesa consegue neutralizar de forma implacável as pegas das suas jovens adversárias que pretendem atacar em boas condições. Um dos seus trunfos é também a antecipação dos ataques das adversárias quando a situação indica algum risco. Telma recorre a todos os recursos técnicos e táticos que pode mobilizar e, entre eles, o tomoe-nage que permite desanuviar a pressão e reformular o contexto do combate quando a adversária está a ter um claro ascendente.

Maria Siderot (-52 kg) e Telma Monteiro (-57 kg) foram antecedidas por Raquel Brito (-48 kg) e Rodrigo Lopes (- 60 kg) que não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *