ENTREVISTA – Judo angolano luta por dois representantes nos Jogos Olímpicos de Paris

Presidente da Federação Angolana de Judo, Hermenegildo dos Santos, otimista quanto à evolução do judo em Angola

Hermenegildo dos Santos, Presidente da FPA

Os sons intensos do público entusiasta que presenciou o Open de Luanda da semana passada na Arena do Kilamba confirmam que a forma de viver uma prova internacional de judo não é mesma em Estocolmo ou em Dacar. Para estas bandas africanas os ânimos agitam-se rapidamente e o tempo de um combate é sempre um período de emoções à solta.

Vem isto a propósito das primeiras palavras trocadas com Hermenegildo dos Santos, Presidente da Federação Angolana de Judo que nos surgiu com uma calma e uma serenidade que contrasta claramente com os ecos do pavilhão desportivo que visitámos regularmente ao longo dos 4 dias durante os quais decorreu a prova.

“A Federação Angolana de Judo realizou um balanço muito positivo das jornadas internacionais, tendo mesmo ultrapassado os seus objetivos com a conquista de 88 medalhas no conjunto das provas. Nos primeiros dias surgiram algumas dificuldades organizativas mas no terceiro dia tudo estava normalizado e a correr bem” adiantou-nos Hermenegildo dos Santos.

À nossa pergunta se vão preparar nova edição o nosso interlocutor foi categórico “È para repetir, em 2024 teremos uma 2ª edição. Ainda tivemos poucos apoios, contámos com o Ministério dos Desportos de Angola e o Comité Olímpico facultou-nos os meios do controlo Anti.Doping, mas não tivemos patrocinadores privados. Para o próximo Open iremos trabalhar para angariar apoios nesses domínios mais difíceis” concretizou o Presidente da FAJ.

Quanto aos Campeonatos do Mundo de Doha, já no início de maio, Angola conta com 8 atletas apurados “mas não conseguiremos competir por equipas” informou Hermenegildo dos Santos. Sobre os Jogos Olímpicos, Paris 2024, foi possível fazer um ponto de situação com o dirigente angolano e retirar uma meta muito precisa “o objetivo da Federação é ter 2 atletas em Paris, e vamos fazer tudo para que tal aconteça”.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *