Nacional de katas com balanço positivo
Destaque para a presença de jovens atletas na prova
Pedro Gonçalves avalia o Nacional de Katas de forma muito positiva e destaca o bom nível técnico apresentado pelos diversos participantes na prova realizada no fim-de-semana passado em Pinhal Novo.
“Há uma adesão de atletas mais jovens que manifestam um entusiasmo digno de registo e que de alguma forma exprime uma consolidação desta componente do judo que já é possível verificar em países como França, Alemanha, Bélgica, Itália e outros” destacou Pedro Gonçalves numa avaliação otimista da evolução das katas em Portugal.
“Trata-se de preservar a cultura do judo e apresentar uma alternativa para os praticantes que não se revêem no shiai como única forma de se relacionarem com a modalidade. Vamos certamente crescer ainda mais nos próximos tempos e a realização de provas, com regularidade, tem um papel importante nesse quadro de progressão. O Estágio Ibérico que se avizinha, que contará com a presença de espanhóis e franceses, tem realização prevista para Torres Novas e, em junho (12-14 em Podcetrtek na Eslovénia) , teremos o Campeonato da Europa” adiantou Pedro Gonçalves reforçando as ideias-força do balanço e adiantando expectativas que abrem caminhos favoráveis às katas como prática cada vez mais regular nos clubes e nas associações do país.
Fotos © FPJ