Catorze votos separaram Cachada de Pina na eleição do novo presidente da FPJ

Resultados eleitorais demonstram a necessidade de debate sobre os problemas no judo

Sérgio Pina dá continuidade à gestão de Jorge Fernandes na FPJ

Como era de esperar a continuidade de Jorge Fernandes à frente dos destinos do judo, através de Sérgio Pina, foi assegurada nesta eleição condicionada pelo facto dos delegados terem sido eleitos no passado para maioritariamente apoiarem os atuais órgãos sociais.

A surpresa surgiu exatamente das urnas quando 21 votos favoráveis a José Mário Cachada desmentiram as recentes afirmações de Fernandes quando este adiantou, perante os deputados da Comissão Parlamentar, que o judo estava a 90% com ele.

Mudanças são uma exigência

O que é fácil constatar é que acabou a dita unanimidade e que muitos delegados querem mudanças e seriedade na gestão da modalidade.

Sérgio Pina foi claro, depois de uma vitória amarga que revela a sua incapacidade de agregar aqueles que apoiaram no passado de forma incondicional Fernandes, ao anunciar ao que vem “ Espero que as pessoas percebam que não vale tudo para atingir os seus objetivos pessoais e que depois deste ato eleitoral, que decorreu totalmente dentro da normalidade, a paz volte ao judo”. Pina não quis interpretar a votação como um sinal de contestação ao rumo seguido e regressa à teoria da conspiração que tem procurado influenciar os apoiantes de Fernandes/Pina de forma sectária como se as posições e opiniões divergentes fossem para “atingir objetivos pessoais”.

Em vez de concluir, pela votação registada, que é preciso pensar muito bem sobre as mudanças que é necessário introduzir porque afinal há muita gente descontente, não, adianta ao invés que aqueles que contestaram foram derrotados e agora acabou-se a conversa.

Nem uma palavra para Telma

Pina refere na sua comunicação depois do anúncio dos resultados eleitorais “Desejo que daqui para a frente se fale do judo pelos resultados desportivos, porque temos atletas de qualidade e uma seleção que, com certeza, nos vai dar muitas alegrias.” Fala dos atletas da seleção, procura utilizá-los a seu favor, mas não pede desculpa a Telma Monteiro nem aos restantes membros da seleção pela forma como foram tratados.

Os resultados eleitorais foram anunciados pela FPJ nos seguintes termos:

Sérgio Pina venceu a Eleição para Presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) para o período remanescente do mandato de 2021-2024. A Assembleia Geral Eleitoral da FPJ reuniu-se este sábado, 29 de abril, no Hotel D. Luís, em Coimbra.

O atual Vice-Presidente contou com 35  votos (num universo de 57), derrotando José Mário Cachada (que somou 21 votos), tendo ainda sido contabilizado 1 voto em branco. O ato eleitoral destinou-se apenas para o órgão Presidente, que vai liderar o órgão federativo até ao final dos Jogos de Paris2024.

A tomada de posse de Sérgio Pina está prevista para dia 9 de maio, na sede da FPJ, em Odivelas”.

Foto © UEJ

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *