Tsunoda (JPN) renova título (-48kg) e Garrigos (ESP) em -60 kg conquista o segundo título mundial de sempre para Espanha

A boa surpresa da jornada veio da mais jovem atleta da comitiva portuguesa, Raquel Brito que venceu dois combates neste primeira jornada do Campeonato do Mundo do Qatar, tendo cedido apenas para a poderosa atleta da Sérvia, Nicolic.

Raquel Brito em Doha

Raquel em 9º lugar

Forte, segura, com uma postura semi-ofensiva permanente e com uma excelente ligação entre o trabalho em pé e o solo, a atleta do Algés e Dafundo utilizou vários recursos técnicos de boa qualidade (sumi-gaeshi, yoko-otoshi entre outros) para vencer as suas opositoras nas rondas preliminares. Os quartos-de-final estiveram à vista mas Nicolic nunca deu margem para que Raquel atacasse em boas condições. Sempre que a segunda representante de Portugal nos -48 kg consolidava as pegas, Nicolic atacava de imediato à esquerda com seoi-nage. Um combate muito tático no qual a jovem atleta algesina deu uma exclente resposta.

Os outros dois membros da seleção, Catarina Costa e Rodrigo Lopes, perderam o seu primeiro combate, sendo de destacar a excelente réplica que o atleta do Benfica deu ao seu opositor, nº 1 do ranking mundial, Yung Wei Yang de Taipé. Catarina Costa foi surpreendida ainda no tempo regulamentar por um ataque em uchi-gari da brasileira Amanda Lima que deitou tudo a perder para a atleta da Associação Académica de Coimbra que tinha aspirações a um dos degraus do pódio.

Tsunoda (JPN) renovou o título de Campeã do Mundo (-46 kg)

Tsunoda mais forte que Boukli

A disputa das medalhas de bronze foi sobretudo marcada pela derrota do campeão olímpico Takato do Japão que tendo sofrido o desaire na meia-final contra Garrigos (ESP), foi de novo derrotado por Lee da Coreia do Norte, tendo terminado em 5º lugar.

Já a final entre Tsunoda (JPN), que defendia o seu título, contra Boukli (FRA) teve um início emocionante com a atleta gaulesa a sair duas vezes sucessivas da situação de imobilização e a retomar o combate procurando conquistar o ouro na prova. Mas um tomoe-nage / sumi gaeshi quase a dois tempos da atleta nipónica resolveu definitivamente o combate a seu favor e Tsunoda é de novo campeã mundial.

Little Italy em Doha

Destaque para a onda de alegria que invadiu o recinto aquando da conquista da medalha de bronze por Assunta Scutto com os italianos a fazerem a festa e a festejarem de forma efusiva e com sorrisos enormes do tamanho de mundo. Uma alegria que introduz nestes cenários pomposos e às tantas desmedidos das provas da IJF, agora muito empenhada nos negócios da publicidade e na promoção da sua nova fonte de receitas discriminatória, a JudoTV que está pensada para países ricos e para bolsos bem recheados nos diversos continentes. Quem não deve achar piada nenhuma a esta discriminação publicitária são os povos africanos, sul-americanos e asiáticos, amantes do judo para os quais a IJF vai realizando uma iniciativas de “inclusão” para épater le bourgeois!

Combate Garrigos – Takato, acesso à final

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *