Sérgio Pina, O Pacificador

Vitor Pataco na tomada de posse reforçou ideia de todos terem de agir em favor da tranquilidade na modalidade

Sérgio Pina na tomada de posse de hoje no Auditório do Comité Olímpico de Portugal

Sérgio Pina, o Presidente da FPJ recentemente eleito, foi categórico nas declarações que prestou depois da tomada de posse ao afirmar que se encerra um ciclo e começa outro “Independentemente de existirem divergências é fundamental que a tranquilidade e a paz regressem à modalidade, quer para os intervenientes diretos quer ainda para aqueles que nos têm apoiado e tutelado”.

Apurar responsabilidades e castigar os infratores

Este posicionamento pacificador contrastava com os apelos que foram feitos na sessão de tomada de posse para que as responsabilidades na situação criada nos últimos tempos, e que terão causado danos irreparáveis ao judo nacional, fossem apuradas. Algumas declarações foram até no sentido de uma acusação de práticas anti-democráticas ao longo destes meses, não se percebendo se era o próprio Jorge Fernandes entretanto destituído ou se eram os mais diretos opositores que estavam a ser acusados.

De qualquer forma Sérgio Pina remeteu o assunto para a Assembleia Geral, órgão que terá a responsabilidade de agir da forma que entender e clarificou que não gostaria que no dia em que começa um “novo capítulo” na modalidade e que pede paz, que se pense que ele já estaria a criar um conflito.

A propósito de paz o novo líder da estrutura federativa não perdeu tempo e já encetou algumas démarches facilitadoras de um diálogo que pretende promover.

Vitor Pataco, Presidente do IPDJ e Carlos Andrade, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da FPJ

Diálogo para reaproximar os protagonistas do judo

À pergunta que formulámos para indagar se os e as atletas do projeto olímpico que escreveram e divulgaram a Carta Aberta iriam ser contactados, dando por essa via um sinal de aproximação, Sérgio Pina clarificou “Não quero individualizar os contactos e as iniciativas que estou a tomar, mas já reuni com muita gente e pretendo instalar o diálogo como método de relacionamento. Aliás quero que fique claro que não pretendo centralizar a gestão do judo em mim. As convocatórias para o Campeonato do Mundo foram assinadas pelos dois membros da Equipa Técnica que são os responsáveis por essa ação. Eu também assinei, mas para dar nota que tomei conhecimento. Estas convocatórias, no futuro, serão realizadas sempre no cumprimento rigoroso dos regulamentos e dos normativos que as regem. Não sou treinador. Tirei o curso de árbitro mas verifiquei rapidamente que não era a minha área. Mas estou ligado à modalidade desde 1976 e conheço bem o seu funcionamento” fez questão de informar e salientar as alterações que já introduziu em aspetos organizativos que anteriormente estavam totalmente centralizados em Jorge Fernandes.

Equidade será preocupação central

Sérgio Pina adiantou que uma pedra de toque da sua ação futura será o tratamento com equidade de todos aqueles que têm a ver com o judo. Não abdicará do rigoroso cumprimento dos regulamentos e de agir de forma clara no seu desempenho. Aproveitou ainda para clarificar que não poderão encontrar na sua situação particular quaisquer incompatibilidades e apelou “Dêem-me o benefício da dúvida, preciso de tempo e acredito que o tempo ajudará na resolução dos problemas. Mesmo havendo divergências, desde que haja paz, será possível, de forma educada e tranquila, avançar. Uma coisa é certa, sobre este processo conturbado, já chega!, agora precisamos de paz!”

Sérgio Pina pediu paz e tranquilidade para a modalidade

As questões financeiras em cima da mesa

“Estávamos com a corda na garganta em termos financeiros e no meio das dificuldades a Direção que eu presidi tentou resolver os problemas e obter apoios financeiros. Mas como havia o período eleitoral com dois candidatos, qualquer ajuda que ocorresse por parte dos financiadores habituais, poderia ser interpretada como sendo um apoio a um candidato em detrimento de outro. E assim tivemos que esperar pelos resultados do ato eleitoral e logo de seguida houve quem nos apoiasse” adiantou Sérgio Pina que esteve na ocasião envolvido na resolução destas dificuldades na função de Vice-Presidente..

IPDJ não esquece importância do judo

No final da sessão de tomada de posse, Vitor Pataco, Presidente do IPDJ, partilhava da ideia-força da necessidade de tratar agora das questões fundamentais da modalidade e relegar para segundo plano aspetos que não são determinantes. “O judo é uma modalidade que tem uma expressão muito forte do ponto de vista interno e externo. É uma das modalidades, no plano olímpico e também de provas internacionais, que mais expectativa apresenta. O Instituto não faz mais que a sua obrigação ao financiar e apoiar a modalidade” destacou o dirigente do Instituto Público que esteve na origem da auditoria, executada de forma independente, que conduziu à destituição do anterior Presidente.

Hoje dirigiu, também ele, um discurso pacificador aos apoiantes de Sérgio Pina que estavam na sala e aos representantes institucionais entre os quais os Presidentes dos Comités Olímpico e Paralímpico e dirigentes de confederações e federações de desporto.

Sede do Comité Olímpico de Portugal

Fotos © JudoMagazine

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *