22/06/2024

Anaysi com Yahima no Iº Encontro Feminino em Rio Maior

Jornada pretende valorizar a progressão na Igualdade de Género no judo

É já amanhã que decorre no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior o Iº Encontro Feminino organizado pela Associação de Judo do Distrito de Santarém que contará com duas atividades principais, uma primeira no Auditório do Centro de Estágio de Rio Maior com comunicações e debate e uma segunda, um treino-convívio na Sala de Combate do CERM que será orientada por Yahima Ramirez, a atleta olímpica do judo que mantém amarras pessoais e desportivas com Rio Maior.

Para a atleta olímpica, com origens em Cuba, vai ser particularmente gratificante contar com a presença de uma amiga e colega de seleção cubana nesta iniciativa, Anaysi Hernández Sarria, competidora que conquistou a medalha de prata em 2008 em Pequim na sua segunda olimpíada, tendo ainda participado nos Jogos de Atenas em 2004.

Anaysi Hernández Sarria, atleta da seleção cubana, medalha de prata na categoria de peso de -70 kg em Pequim 2008.

“Apesar de ser mãe e ter as suas responsabilidades familiares ela já me confirmou o voo que vai utilizar e consequentemente vais estar connosco” adiantou-nos Yahima entusiasmada com as perspectivas de uma jornada especial no dia de amanhã.

“O judo tem sido uma modalidade exemplar na progressão da Igualdade de Género no desporto e deu um exemplo muito importante ao introduzir a competição de Equipas Mistas, em Tóquio 2020, com uma paridade absoluta já que são 3 competidores masculinos e 3 femininos” valorizou Yahima Ramirez as práticas mais recentes na modalidade relacionadas com o tema.

“Esta iniciativa surge como um primeiro passo. Nem todas as minhas colegas, que gostaria que viessem a Rio Maior, vão poder estar presentes, por razões de agenda do calendário desportivo, mas realizaremos novas edições e o nosso objetivo que é popularizar esta vertente do judo irá concretizando-se pouco a pouco” concluiu Yahima, atleta que representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, na categoria de peso de -78 kg.

PROGRAMA

I ENCONTRO FEMININO AJDS

A Associação de Judo do Distrito de Santarém organiza o I Encontro Feminino AJDS, no dia 20 de maio, no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior.

Esta ação, em parceria com a ESDRM, DESMOR/Rio Maior Sports Centre, SA, o Município de Rio Maior e a Casa do Povo de Rio Maior, conta com o seguinte programa:

14h30 – 15h00 – Receção das Participantes: Centro de Estágio de Rio Maior

15h00 – 17h00 – Formação “Desporto e Igualdade Género”: Aud. do Centro de Estágio de Rio Maior

17h00 – 18h30 – Treino Convívio: Sala de Combate do Centro de Estágio de Rio Maior (Orientado pela Atleta Olímpica Yahima Ramirez)

19h00 – Jantar Convívio (a informar o local posteriormente).

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *