Associação Académica de Coimbra traz juízes à escola do judo

Um modelo de defesa pessoal não violento, não agressivo e principalmente reactivo

A atividade formativa que levou juízes filiados na ASJP aos tapetes de judo da AAC ocorreu há uns tempos, em fevereiro passado. Quisemos explorar um pouco mais estas andanças do judo nos terrenos da defesa pessoal. Rui Ferreira treinador do clube de Coimbra adianta-nos alguns elementos sobre a relação que pode ser valorizada entre “defesa pessoal reactiva” e situações de agressão ou potencial agressão no exercício de funções profissionais de risco.

Experiência com grupos de risco

por Rui Costa Ferreira

Relativamente à formação em causa, a mesma decorreu por iniciativa da Associação Sindical de Juízes Portugueses. Lançaram-nos o desafio na sequência de outras formações semelhantes que fizemos na cidade de Coimbra, principalmente dirigidas a mulheres, estudantes universitários e outros grupos de risco a quem algumas noções de defesa pessoal podem ser úteis. 

Uma vez que o judo permite fornecer algumas ferramentas que se revelam especialmente eficazes nos casos de desproporção de tamanho e força entre agressor e agredido, temos tido alguma procura para este tipo de formação nestes grupos mais frágeis. 

Um primeiro contacto com noções básicas

No caso da ASJP, o mote consistiu na necessidade de tomarem um primeiro contacto com estratégias a adoptar em casos de conflito eminente ou de agressões já em curso de que pudessem vir a ser alvo no exercício das suas funções. Considerando que o judo proporciona um modelo de defesa pessoal não violento, não agressivo, mas reactivo, consideraram que seria uma boa opção. 

A secção de judo da AAC tem procurado com estas iniciativas criar sinergias com vários grupos da nossa comunidade, estudantil e não só, o que tem conseguido face à grande adesão que as ações de defesa pessoal têm merecido. O nosso principal objectivo é a captação de atletas e a divulgação da modalidade, tendo-se estas acções revelado um importante e eficaz veículo para esse fim. 

Decorreu no passado dia 18 de Fevereiro, no Estádio Universitário de Coimbra, uma formação em defesa pessoal na qual participaram 25 magistrados judiciais. Dando resposta à iniciativa da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, Rui Costa Ferreira e Gustavo Andrade, treinadores da Secção de Judo da Associação Académica de Coimbra, orientaram a formação que teve como objectivo principal a sensibilização dos profissionais presentes para estratégias a adotar em casos de conflito eminente ou de agressões já em curso.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *