Torneio da Cidade de Aveiro teve causa solidária associada ao evento desportivo

Uma centena de jovens praticantes do Continente e dos Açores participou na prova aveirense

Representantes institucionais que assistiram à prova

A fórmula , tudo o indica, parece ser de sucesso. O Clube de Judo Ippon e o seu treinador principal António Costa têm tradição no envolvimento da modalidade em causas relacionadas com a inclusão social. Veja-se a mais recente participação no Campeonato do Mundo Judown que se realizou na Madeira e que contou com uma cobertura regular nas páginas da Judo Magazine através da sua pena.

Desta feita a prova aveirense que se realizou no passado dia 21 de maio no pavilhão da EB 2/3 de Aradas teve por lema “O Nilton precisa de um Castelo” associando-se por esta via à angariação de fundos que está em curso para apoiar a mãe do jovem que sofreu um AVC hemorrágico em maio de 2022. Desde então Nilton apresenta um significativo comprometimento físico e cognitivo e a casa da mãe tem que sofrer alterações significativas, sendo necessário proceder a obras para as realizar.

Nesta matéria, como na vertente mais desportiva, os resultados foram positivos e os organizadores revelaram um elevada satisfação com os impactos da jornada nos atletas e nos familiares que viveram a jornada com muita intensidade.

Um dos segredos para e êxito da iniciativa consistiu na celeridade e fluidez como tudo aconteceu numa articulação muito positiva com os outros clubes participantes e os familiares dos judocas presentes, como nos adiantou António Costa “ Durante a manhã de domingo, depois de um aquecimento, foram vários os momentos de enorme alegria em cima do tatami, onde cada atleta, entre os 4 e 12 anos, se tentou superar. Com um bom nível já demonstrado em vários combates, foi percetível que a colaboração entre toda a equipa do Clube de Judo IPPON, pais dos seus atletas e elementos de outros clubes presentes, era enorme. Com todos os treinadores presentes a ajudarem na organização dos grupos e muitos atletas mais velhos, de vários clubes, a colaborarem na arbitragem. Cerca de 2 horas após o início da prova já se entregavam as últimas medalhas aos participantes. Num evento deste tipo, também é pela celeridade do mesmo que se pode aferir o êxito do mesmo e duas horas de prova para mais de uma centena de atletas é motivo de atribuição de uma nota muito alta à organização“.

Estiveram presentes, a assistir ao torneio, o Presidente da FPJ, Sérgio Pina, o Vice-Presidente da autarquia aveirense, Rogério Carlos, um professor, a delegada de turma e uma representante dos pais que assumiram conjuntamente a responsabilidade pela recolha de fundos para a causa do Nilton.

No final do evento, feitas as contas das iniciativas até este momento, o Clube de Judo IPPON angariou cerca de mil euros para a causa do Nilton. “Não conseguimos ficar indiferentes. Conseguimos reunir apoios para pagar as medalhas, os lanches e o espaço foi cedido pela autarquia. Todo o valor arrecadado hoje, se juntarmos ao que já tínhamos angariado na Maratona da Europa, são mil euros”.

O Torneio do Clube de Judo IPPON realiza-se em Novembro próximo, e em 2024, voltará em maio, o Torneio Cidade de Aveiro.

Organizadores da campanha a favor das obras na casa da mãe do Nilton

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *