16/06/2024

Livro do PNED valoriza artigos da imprensa sobre ética no desporto

Prémios da Imprensa “Desporto com ética” são a base da publicação que será apresentada em Viana do Castelo

O Plano Nacional de Ética no Desporto, desde o seu lançamento, já publicou e divulgou vários materiais de informação e sensibilização sobre Ética no Desporto.

Vários livros têm sido apresentados para reforçar a capacidade dos agentes do desporto, e não só, alimentarem esta ideia-força de uma prática desportiva baseada em princípios éticos.

O livro que será apresentado no dia 29 de maio em Viana do Castelo, no Forte Santiago da Barra, segue esta linha editorial dando desta vez destaque aos artigos premiados nos Prémios da Imprensa nos últimos 11 anos. A sua apresentação, durante a Gala do CNID 2023, será realizada por José Carlos Lima, Coordenador do PNED e por Carlos Ribeiro que coordenou a edição com as Edições Afrontamento.

Recorde-se que Viana do Castelo é a atual Cidade Europeia do desporto.

Entretanto CNID divulgou os nomes dos galardoados do ano presente no seu site. Reproduzimos essa informação.

Prémios CNID 2023 já são (quase todos) conhecidos

Publicado a  | Site do CNID

A Direção do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto, comunica os prémios que vão ser entregues a desportistas e a um agente na festa que terá lugar na próxima segunda-feira, dia 29, pelas 15h30, no Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, este ano distinguida como Cidade Europeia do Desporto.

Nos Jornalistas  destaque para o prémio carreira que vai ser entregue a Bessa Tavares, e também o de Jornalista do Ano para Carlos Pereira Santos (O Jogo). Jorge Monteiro ´distinguido em Fotojornalismo, André Zeferino (Record) é a Revelação do Ano, Irene Palma (A Bola Tv) é distinguida na Televisão, o site Bola na rede no jornalismo online e Carlos Dias na Rádio. Pela primeira vez, o CNID sublinha a importância da figura do colaborador e do correspondente, figuras de grande importância para a Imprensa (e não só) distinguindo Carlos Veras, histórico correspondente de O Jogo em Chaves.

Sem surpresa, Auriol Dongmo, Pedro Pablo Pichardo e Fernando Pimenta são alguns dos desportistas premiados, onde se incluem também Iuri Leitão (ciclista que até é de Viana) e a Revelação é o nadador Diogo Ribeiro (Benfica), com resultados excecionais este ano. A equipa do Ano é a do hóquei em patins do FC Porto, recente campeã europeia precisamente em Viana, troféu que conquistou pela terceira vez na sua história, 33 anos depois da última vitória na prova.

No que toca ao futebol, modalidade que esteve na génese do CNID em 1966, os sócios, como é de tradição, votaram O Melhor Jogador da I Liga, que é Gonçalo Ramos (SL Benfica) e o Melhor Jogador da II Liga, cujo prémio será entregue a André Clovis, do Académico de Viseu.

O Treinador do Ano será, também como é de tradição, o vencedor do campeonato da I Liga, pelo que só se saberá no sábado ao princípio da noite se será Roger Schmidt ou Sérgio Conceição. Na II Liga não há dúvidas, é Paulo Alves, do Moreirense.

O Treinador Português no estrangeiro é outra vez Abel Ferreira (Palmeiras, Brasil) e o Jogador Português no estrangeiro é Rafael Leão, que foi campeão italiano e considerado mesmo o melhor do campeonato na última época.

Jair Silva (UD Leiria) é o distinguido na Liga 3, e Cloe Lacasse (SL Benfica) é naturalmente a premiada na Liga de futebol feminino.

Pela primeira vez, o CNID entrega um prémio a um empresário da área do desporto: Jorge Mendes recebe o Prémio Mérito Internacional, tendo em conta uma atividade de décadas a trabalhar na transferência de jogadores de e para o futebol português com um sucesso que se reflete no futebol português, dos clubes e das seleções.

De salientar também o extraordinário trabalho que está a ser realizado por Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, seguramente uma das melhores organizações que já foi feita neste âmbito, mobilizando atletas, treinadores, dirigentes e adeptos, desde o Fórum dos Treinadores, à Final Four da Champions de hóquei em patins, até às fases finais dos campeonatos nacionais universitários e muitos outros eventos que têm envolvido com grande alegria milhares de pessoas.

Lista dos Premiados 2023

– Atleta do Ano – Auriol Dogmo / Sporting CP

– Atleta do Ano – Pedro Pichardo / SL Benfica

– Atleta do Ano – Fernando Pimenta/ SL Benfica

– Atleta do Ano – Iuri Leitão/ Caja Rural

– Atleta do Ano – Diogo Ribeiro/ SL Benfica

– Equipa do Ano – Hóquei em Patins – FC Porto

– Treinador I Liga 2022-2023 –  ?

– Treinador II Liga 2022-2023 – Paulo Alves / Moreirense FC

– Melhor Jogador I Liga 2022-2023 – Gonçalo Ramos / SL Benfica

– Melhor Jogador II Liga 2022-2023 – André Clovis / AC Viseu

– Revelação I Liga 2022-2023 – António Silva / SL Benfica

– Melhor Jogador Liga 3 2022-2023 – Jair Silva / UD Leiria

– Melhor Jogadora Liga Feminina 2022-2023 – Cloe Lacasse / SL Benfica

– Treinador no estrangeiro – Abel Ferreira / SE Palmeiras

– Jogador no estrangeiro – Rafael Leão / AC Milan

– Prémio Mérito Internacional – Jorge Mendes

Jornalistas

– Prémio Carreira ‘David Sequerra’ – Bessa Tavares

– Televisão ‘Prémio Alves dos Santos’ – Irene Palma (A Bola Tv)

 – Rádio  “Prémio Artur Agostinho” – Carlos Dias (RR)

– Imprensa Escrita ‘Prémio Neves de Sousa’ – Carlos Pereira Santos (O Jogo)

– Fotojornalismo – “Prémio Nuno Ferrari”– Jorge Monteiro

– Imprensa Escrita Revelação – “Prémio Vítor Santos” – André Zeferino (Record)

– Colaborador/Correspondente – Carlos Veras (O Jogo)

– ONLINE – Site “Bola Na Rede”

Lisboa, 25 Maio 2023

A Direção

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *