Judo apresenta Equipa Mista nos Jogos Europeus de Cracóvia-Malopolska

Prova de equipas será o Campeonato da Europa da modalidade

Os Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023 realizam-se entre os dias 21 de junho e 2 de julho, na Polónia.

Serão 210 os atletas portugueses, de 23 modalidades desportivas, a competir nos Jogos Europeus, que juntam também 89 oficiais, num total de 299 participantes. “Trata-se da maior missão alguma vez enquadrada pelo Comité Olímpico de Portugal e isso é o reflexo natural do valor do desporto nacional e daquilo que representa no contexto europeu. Espero que as vossas melhores expetativas possam ser concretizadas. Essa concretização é para uns igualar ou superar as marcas e os resultados que estiveram na origem do apuramento, e será para outros a ambição de poder estar no pódio. Mas a todos é possível a superação. Como diz o texto que está afixado na parede do COP, da autoria de Manuel Alegre, ‘mais importante do que ser primeiro, herói é quem sabe dar-se por inteiro e dentro si ir mais além”, disse o José Manuel Constantino durante a apresentação oficial, esta sexta-feira, em Lisboa.

José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal

Equipa mista de judo

Entre as 23 disciplinas nas quais Portugal participa nestes Jogos Europeus encontra-se o judo que esteve representado na sessão de apresentação da Equipa – Portugal por Carolina Paiva (Universidade Lusófona), Ana Agulhas (Sporting Clube de Portugal ), Tais Pina (Sport Algés e Dafundo) e pela treinadora nacional Joana Ramos que, enquanto atleta, esteve presente em Baku em 2015 e em Minsk em 2019. As atletas que participarão numa prova de equipas mista serão acompanhadas por João Crisóstomo (Universidade Lusófona), Danelia Saba (Sport União Sintrense), Diogo Luis (Sporting Clube de Portugal), Diogo Brites (Sporting Clube de Portugal) e Vasco Rompão (Alta de Lisboa).

O judo nacional estará bem representado em Cracóvia-Malopolska

Como informou os Comité Olímpico de Portugal “Os Jogos Europeus reunirão cerca de 7500 atletas, de 48 países, em 30 modalidades/disciplinas: Andebol de praia, Atletismo, Badminton, Basquetebol 3×3, Boxe, Breaking, Canoagem de velocidade, Canoagem Slalom, Ciclismo BMX, Ciclismo BTT, Escalada, Esgrima, Futebol de praia, Judo, Karaté, Kickboxing, Muaythai, Natação Artística, Natação – saltos para a água, Padel, Pentatlo Moderno, Râguebi sevens, Saltos de Esqui, Taekwondo, Ténis de mesa, Teqball, Tiro, Tiro com arco, Tiro com armas de caça e Triatlo. Ao todo, serão realizados 253 eventos de medalha, em 25 locais de competição, distribuídos por sete cidades. Em simultâneo os Jogos Europeus serão também o Campeonato da Europa em 12 modalidades: Atletismo (Equipas), Badminton, Canoagem de Velocidade e de Slalom, Ciclismo (BMX Freestyle e BTT), Esgrima (Equipas), Judo – Equipas Mistas, Natação (Saltos para a Água), Pentatlo Moderno e Teqball.

A pouco mais de um ano dos Jogos Olímpicos, este evento terá em discussão 124 lugares de qualificação olímpica direta, em dez modalidades (Boxe, Breaking, Canoagem Slalom, Saltos para a Água, Pentatlo Moderno, Rugby Sevens, Tiro, Tiro com Armas de Caça, Tiro com Arco e Ténis de Mesa). Paralelamente, contará para os Rankings de Qualificação Olímpica em mais algumas modalidades, onde se destacam o Basquetebol 3×3, Badminton, Ciclismo BTT, Taekwondo e Triatlo”.

Vítor Pataco, presidente do Instituto Português da Juventude e Desporto, destacou a importância que carateriza a participação da Equipa Portugal em Cracóvia-Malopolska 2013. “Cada um de vós persegue o seu sonho, mas também faz sonhar o País. Os Jogos Europeus são uma competição muito feliz para Portugal e uma oportunidade para fazerem a vossa afirmação desportiva. Missões como esta são um dos alicerces que refletem a aposta e o investimento no alto rendimento.”

Vitor Pataco, Presidente do Instituto Português da Juventude e Desporto

Foto do Grupo © COP

Fotos da sessão CR/JudoMagazine | Editado 5;16 Carolina Paiva

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *