Anri, já fazia falta!

Bronze e 5º lugar no Tajiquistão relançam Anri Egutidze e Joana Diogo para Paris 2024

Anri Egutidze no final do combate para a atribuição da medalha de bronze com o atleta italiano Gamba.

Às vezes é preciso chegar ao limite das situações de desespero para que a reviravolta aconteça. Não será aqui o caso de uma forma absoluta, mas Anri estava a passar ao lado de performances relevantes e Joana não conseguia afirmar-se em posições cimeiras. A impaciência começou a marcar pontos. E nada pior que a quebra de confiança quando o vento não sopra a favor de quem sabe que tem valor e pode atingir os seus objetivos.

Anri é capaz de grande surpresas e Joana quando agarra as provas com convicção e tudo corre segundo os seus cálculos, pode ir longe, muito longe.

Dois italianos na rota de Anri

Este bronze em Dushanbe era o tónico necessário para o atleta do Sport Lisboa e Benfica relançar a sua candidatura aos Jogos Olímpicos de Paris. Cedeu perante o atleta germânico nos quartos-de-final que o imobilizou com grande firmeza, mas não se deu por vencido.Pareceu-nos que o cansaço estava a marcar a sua presença no tapete e que dificilmente resistiria na repescagem. Mas foi o contrário que aconteceu. Anri não se deixou dominar pelo ritmo do atleta italiano Gamba que tinha perdido na meia-final contra o futuro vencedor da categoria de peso do Tajiquistão e pretendia recuperar a hipótese de uma medalha. A terceira penalização ao atleta transalpino por falta de combatividade pareceu um pouco prematura, pareceu-nos surpreender o próprio Anri, que estando a lutar para que tal acontecesse (estavam ambos com dois shidos) acabou por felicitar o seu adversário com um aparente incómodo.

A terceira penalização do italiano Gamba que o afastou do combate

Joana Diogo na disputa da medalha de bronze

Na véspera Joana Diogo teve um percurso que a FPJ detalhou com precisão nos seguintes termos “Joana Diogo (-52 kg) estreou-se na segunda eliminatória, com um combate equilibrado contra a israelita Yarden Raab (97ª). A portuguesa começou melhor ao pontuar ‘wazari’ aos 84 segundos, mas a atleta de Israel conseguiu igualar a apenas 30 segundos do tempo regular. Na reação, a apenas 6 segundos do ‘golden score’, a conimbricense pontua o ‘ippon’ que selou a vitória. Encontrou a nº22 do ranking, Sita Kadamboeva (Bronze no Grand Slam de Antalya 2023) nos quartos-de-final. A judoca do Uzbequistão adiantou-se no marcador por ‘wazari’ aos 36 segundos e conseguiu defender a vantagem até ao final dos 4 minutos. A portuguesa regressou às vitórias na repescagem, assegurando a presença no Bloco de Finais, após ultrapassar a espanhola Estrella Lopez Sheriff (17ª, Prata no Grand Prix Portugal 2023) por ‘hansoku-make’ (desqualificação) logo aos 28 segundos. Na luta pelo Bronze, perante a chinesa Yeqing Zhu (37ª), assistiu-se a um início equilibrado, mas a asiática pontuou ‘ippon’ aos 2 minutos e 15 segundos. Com este resultado, Joana Diogo alcança um honroso 5º lugar“.

Joana Diogo na disputa do bronze com a atleta chinesa Zhu

Amanhã, derradeira jornada do Grand Prix de Dushanbe, com a presença de Rochele Nunes na categoria de peso +78 kg.

Fotos © K.Tamara IJF

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *