30/05/2024

Festival Olímpico da Juventude Europeia sem a Rússia e a Bielorússia

Oito jovens atletas portugueses vão estar em Maribor

Neste verão, Maribor, na Eslovênia, vai acolher a 17ª edição do principal evento multiesportivo da Europa para atletas entre 14 e 18 anos, o European Youth Olympic Festival (EYOF) – Festival Olímpico da Juventude Europeia.

No evento, que decorrerá de 23 a 29 de julho, mais de 3.600 adolescentes atletas de elite de 48 países europeus vão competir ao mais alto nível nas dez modalidades do programa.

A Rússia e a Bielorrússia foram afastadas e não irão participar, portanto, serão apenas 48 países em competição. Quando se fala de espírito olímpico, que como sabemos na sua versão original a realização dos Jogos representava um período de tréguas em todas as guerras ativas e os atletas de todos os países, sem exceção, apresentavam-se em competição, fica-se com a sensação que o movimento olímpico europeu e internacional anda a navegar em águas turvas.

Organizado todos os dois anos pelos Comités Olímpicos Europeus, o EYOF é um trampolim fundamental para jovens atletas europeus que desejam alcançar a glória olímpica, dando-lhes uma primeira amostra do que significa competir num evento de estilo olímpico e incentivando-os a continuar e competir nos Jogos Olímpicos da Juventude, depois nos Jogos Europeus e finalmente nos Jogos Olímpicos.

O EYOF não é apenas um evento desportivo. Alinhado com a vocação educacional do Movimento Olímpico, visa ensinar aos jovens atletas, aos seus apoiantes e às comitivas, bem como aos jovens voluntários, os três valores olímpicos fundamentais de Excelência, Respeito e Amizade.

Os Jogos abrangem muitos temas importantes, como sustentabilidade, equilíbrio de género, não discriminação, jogo limpo e muito mais; com foco na capacidade do desporto de conectar jovens com modelos e mentores, educando as gerações futuras através do desporto.

A seleção portuguesa contará com 8 atletas, 4 atletas femininas e 4 masculinos. O Sporting Clube de Portugal é o clube que mais representantes leva a Maribor.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *