13/07/2024

Participantes unem-se na partilha de emoções, de conhecimentos e de amizades

EUROPEUS UNIVERSITÁRIOS DE DESPORTOS DE COMBATE

A expectativa era, como sempre, elevada. Este é para mim, ano após ano, um dos meus eventos preferidos. Seja pelo nível competitivo, seja pela camaradagem entre todos os participantes. Universidades e, sobretudo, modalidades diferentes, Judo, Karate, Taekwondo e KickBoxing, não separam os participantes mas antes os unem na partilha de emoções, conhecimentos, amizades.

Pedro Moura Pinheiro, em Zagreb

PHOTO: Antonia Maričević / EUSA Combat 2023

A chegada não foi o que nós esperávamos. Após uma longa jornada de viagem encontrámos Zagreb completa e literalmente de pernas para o ar. Uma tempestade, descrita pelo representante do município na cerimónia de abertura, como a “maior dos últimos 100 anos”, tinha danificado quase todas as muitas árvores junto à Residência de Estudantes onde ficámos. Assustador!


Competitivamente foi o que eu estava à espera. Uma prova com um nível médio bastante elevado, este ano sem estrelas de primeiro plano devido à proximidade às Universíadas e ao Masters.
É nestas provas que percebemos a falta de profundidade da valia do judo português… atletas com vários títulos nacionais, inclusive em Seniores, no currículo têm muita dificuldade em ganhar combates e os 7os lugares foram raros entre os nossos judocas.


A destacar a Beatriz Moreira, 3a classificada a -78kgs, um resultado brilhante numa prova como esta. O Tomás Gomes com o seu 5o lugar a -73kgs não ficou nada atrás no brilhantismo.


Mais uma vez percebo que temos, todos, um longo caminho a percorrer para subirmos de patamar no Judo internacional. Temos de definir um objectivo, escolher um caminho e percorrê-lo com confiança.
Finalmente, volto a realçar o espírito desta competição, em que os Judocas portugueses, atletas e treinadores, se comportaram como única equipa, não tendo faltado a ninguém o apoio de todos!
PS: Falta agradecer à Universidade do Porto, que me proporcionou mais uma experiência fantástica!.

Pedro Moura Pinheiro

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *