Juviana é parte ativa nas dinâmicas desportivas e de lazer de Viana do Castelo

FÉRIAS DE VERÃO – Câmara Municipal valoriza a participação de 690 jovens e relembra o impacto da Capital Europeia do Desporto

“Já faço Kick boxing e experimentei pela primeira vez o Judo. Adorei”. Santiago Gomes G19

“O meu filho é amante dos desportos de combate e teve a possibilidade de conhecer o Judo através do ATL Férias de Verão. Importantes valores são passados onde o respeito pelo adversário é a que mais aprecio. São estas atividades que valem a pena”.

As Férias de Verão envolveram centenas de jovens em Viana do Castelo

São estas reações de novos contactos com o judo que incentivam clubes como o Judo Clube de Viana do Castelo – Juviana, o clube mais antigo de Viana do Castelo, com 47 anos de existência, a realizar o seu trabalho de divulgação da modalidade com a mesma linha de atuação de sempre: para o Juviana não é tanto a quantidade que conta, mas antes a qualidade e, como nos adiantou, Joaquim Guerreiro, o treinador- orientador “Não confundimos, crescimento com desenvolvimento. Gostamos de Judo, ensinamos Judo desde os 6 anos aos 100 e todos merecem ser tratados de forma singular num colectivo. Tudo se traduz na confiança, dos nossos atletas, familiares, parceiros e amigos pela integridade, responsabilidade, conhecimento e resultados obtidos. Sim resultados, quer na na formação, quer no rendimento“.

O Juviana assumiu este verão uma atividade relevante na parceria que foi constituída em torno do Programa Férias de Verão organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo “temos de dar os parabéns ao projecto promovido pela CMVC – Férias de Verão, pela experiência e vivências proporcionadas às crianças e jovens, de índole desportivo, social, de cidadania, de solidariedade e de saúde” sinalizou Joaquim Guerreiro que informou que “o Judo também fez parte deste projecto, que em nossa opinião é estratégico e estruturante no desenvolvimento destas crianças e jovens”.

O JUVIANA participou com entusiasmo e de forma empenhada no projecto promovendo um momento de partilha de uma brevíssima síntese da história do Judo e uma aula participada de luta, quer no chão, quer de pé.

O projecto que envolveu centenas de jovens em termos globais e foi com certeza um excelente projecto com resultados importantes para todos os envolvidos, desde logos os jovens, os seus pais, os clubes, as entidades envolvidas e claro, o serviço público proporcionado pela CMVC.

Férias de Verão com 690 participantes e mais de 1200 horas de atividades

“As Férias de Verão promovidas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo chegaram, este ano, a 690 participantes, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos. No total somaram-se mais de 1200 horas distribuídas por 107 atividades / modalidades, em parceria com várias coletividades e instituições do concelho” foi esta a informação que os serviços de desporto do Município divulgaram sobre o Programa no qual o Juviana teve uma parte ativa como modalidade desportiva com preocupações sociais e de cidadania ativa.

Durante duas quinzenas, (a primeira de 03/07 a 14/07, a segunda de 17/07 a 28/07), crianças e jovens que frequentam o 1.º, 2.º e 3.º ciclos, oriundos das várias freguesias de Viana do Castelo, tiveram a possibilidade de participar neste projeto de ocupação dos tempos livres, que o Município implementa há vários anos.

Um projeto que surgiu da necessidade de apoiar as famílias, com atividades vocacionadas para uma ocupação segura das crianças e jovens, em período de férias escolares” adiantaram-nos em complemento informativo sobre a iniciativa.

Eis alguma reações entusiásticas às Férias de Verão – CMVC:

“Obrigada à CMVC pela excelente e tão necessária iniciativa social de apoio às famílias! As férias estão muito bem organizadas, as atividades bastante diversificadas e interessantes”

“Obrigada. Realmente foi um mês incrível, obrigada todos vocês por todos os dias fazerem meu filho tão feliz, sair sempre com sorriso no rosto e vontade que o dia seguinte chegasse rápido para voltar!!!”.

E em conclusão “Esta é uma iniciativa que pretende chegar a todos. Além de descontos nas inscrições para crianças e jovens que usufruem de apoio de ação social escolar ou oriundas de famílias com mais que um elemento inscrito, as Férias de Verão acolhem também participantes de algumas instituições do concelho” .

Importa recordar que Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto tendo sido registada intensa atividade na cidade e no concelho em torno dos temas do desporto e do seu desenvolvimento. Uma marca que importa recordar e salientar no universo desportivo do país.

Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto promoveu 268 eventos com quase 73 mil atletas nos primeiros seis meses

Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023 promoveu, nos primeiros seis meses, um total de 268 eventos que contaram com a presença de 72.914 atletas e participantes. No primeiro meio ano de Cidade Europeia do Desporto, a cidade e o concelho acolheram provas de 70 modalidades e atividades.

No total, neste período, a capital do Alto Minho foi palco de 18 eventos de cariz internacional e 69 eventos de cariz nacional. Entre os eventos internacionais, destaque para o Apuramento Europeu Ténis de Mesa: Portugal – Dinamarca, para os Jogos Sub19 Andebol Portugal – França, para a XXIV Meia Maratona Manuela Machado, Regata Internacional de Remo Centro de Mar, Viana Granfondo, Final Eight Champions League de Hóquei em Patins, EvriCup, Golden (M) e Silver (F) League – Voleibol, XVII BTT XCO de Vila Franca, 7º Festival Internacional Capoeira e Viana City Race 23 Euro City Tour, entre outros.

Já no que toca aos eventos nacionais, importa recordar a Final Four Taça de Portugal Masculina e Feminina – Voleibol, Fase Final Juniores B1 (Sub21) Masculinos – Voleibol, o Campeonato Nacional Trail, Campeonato Nacional Remo Indoor, Campeonato Nacional de Trial, Campeonato Nacional de Pares Jovens – Ténis de Mesa, Campeonato Nacional de Campo – Tiro, Encontro Nacional de Gira-Volei, Finais Nacionais do Circuito Infantil e Juvenil de Esgrima, Encontro Nacional de Minis – Andebol, Circuito Nacional Ticha Penicheiro e a Viana Teqball Cup, entre muitos mais.

Sendo o Desporto Inclusivo uma das premissas de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023, o Município destaca o Campeonato Nacional de Judo Adaptado, o Campeonato e Encontro Nacional de Boccia DI, o III Open de Ténis APPACDM, o Treino Aberto de GoalBall e ainda a Ação de Sensibilização de Andebol em Cadeira de Rodas.

No que toca a Formação, os primeiros seis meses foram também uma aposta ganha, com a CED a integrar Formação Suporte Básico de Vida, Formação de Árbitros de Kung Dahn Do, Formação de Árbitros de Teqball, Formação de Juízes/Árbitros do Desporto Escolar e Sessão de Formação “Do Angariar ao Reter”.

Viana do Castelo acolheu provas desportivas e eventos de grande relevo, nomeadamente o 10º Congresso de Treinadores com o lema “Reconhecimento da Profissão Treinador”, o Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), as Jornadas Hóquei em Patins, as Jornadas do IPVC dedicadas ao “Turismo e Desporto: Cidades Europeias de Desporto”, a Mesa Redonda “Desporto no Ensino Superior: uma ferramenta para o bem-estar” e ainda o Encontro Ambiental das Escolas do Turismo de Portugal.

Também no Desporto Escolar, que está na base da formação desportiva, os primeiros seis meses de Cidade Europeia do Desporto foram profícuos. Parceiros fundamentais, os Agrupamentos de Escolas do concelho são os primeiros grandes incentivadores no que respeita à importância da prática de atividade física regular, desde tenra idade. De cariz mais ou menos competitivo, os eventos levados a cabo ao longo dos seis primeiros meses do ano envolveram milhares de alunos e resultaram num forte impacto na comunidade escolar e num enorme sucesso, também graças ao grande empenho de todos os intervenientes. Para além de estimular o desporto e a formação desportiva, pretendeu-se proporcionar aos alunos condições de salutar convívio, fomentando ainda o conhecimento das implicações e benefícios de uma participação regular nas atividades físicas desportivas escolares.

A Cidade Europeia do Desporto pretende incentivar as Atividades para a Família, numa lógica de desporto para todos e para toda as idades, pelo que a programação integrou também várias atividades para as famílias: Play Day – Rua a Brincar, Nadar em Família, Aulas de Hidroginástica ou de Zumba, Caminhadas e Percursos Pedestres foram algumas das iniciativas que envolveram centenas de participantes que, pelo prazer de praticar exercício físico, pelo convívio, lazer e diversão, ou pela vontade de descobrir o património local, se deixaram entusiasmar por estas atividades.

Viana do Castelo, 19 de julho de 2023

Gabinete de Comunicação, Câmara Municipal de Viana do Castelo

Fontes: Comunicação CMVC – Câmara Municipal de Viana dos Castelo e JUVIANA.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *