19/07/2024

Apoios ao judo estão em risco com a revisão do Plano de Patrocínios da SCML

Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, pediu reunião com urgência à Provedora Ana Jorge

Novas exigências sociais e financeiras no apoio às populações mais vulneráveis estão a levar a SCML a reformular os apoios às federações desportivas. Tratar-se-á de reduzir os apoios a eventos já que os contratos em vigor serão respeitados.

Ana Jorge, Provedora da SCML desde maio de 2023

“Trata-se de uma política de apoio que cumpre na íntegra a missão da SCML, assente no relevante papel social do Desporto. Por outro lado, esta decisão é anunciada a menos de um ano dos jogos Olímpicos e Paralímpicos, provocando maiores impactos ao setor” assim reagiu o governante com a responsabilidade do desporto nacional, João Paula Correia, que certamente não querendo dar nota de alguma insatisfação por não ter havido reunião prévia à comunicação realizada às federações desportivas acentua a instabilidade ou impactos negativos que esta decisão provoca na prática desportiva, sobretudo no Alto Rendimento.

“Tendo presente a preocupante decisão da SCML, pedirei ainda esta manhã uma reunião urgente com a Senhora Provedora” informou João Paulo Correia nas redes sociais.

Cartas da Provedora

A menos de um ano dos Jogos Olímpicos Paris2024, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) avisou várias federações desportivas da necessidade de rever o plano de patrocínios para 2023, através de cartas em que a provedora, Ana Jorge, adverte que o apoio não está assegurado além dos contratos em vigor.

Segundo as missivas, a justificação para este corte prende-se com “a conjuntura económico-social que se vive” que conferiu “novas exigências sociais e financeiras à SCML no que diz respeito ao apoio das populações mais vulneráveis”, juntamente com “uma significativa perda das receitas provenientes dos jogos sociais do Estado”.

Entre as entidades apoiadas constam o Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal, as federações de equestre, motociclismo, andebol, atletismo, canoagem, ciclismo, futebol, ginástica, judo, natação, patinagem, remo, râguebi, surf, ténis de mesa, triatlo, voleibol e de desporto para pessoas com deficiência.

Com LUSA |: Tolga Bozoglu, EPA/Agência Lusa


📷

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *