19/07/2024

Prata de Otari Kvantidze em Haia

No Europeu de juniores, nos Países Baixos, Portugal sobe pela segunda vez ao pódio

Otari Kventidze, vice-campeão da Europa de juniores

Foi uma sucessão de testes à capacidade competitiva do atleta do Sporting que terminou da melhor forma com a conquista da medalha de prata. Desde a segunda eliminatória até à final, o agora vice-campeão da Europa de juniores, na categoria de peso de -73 kg, demonstrou uma grande segurança.

No combate da final chegou ao Golden Score com alguma superioridade nomeadamente na soma de castigos na qual o seu adversário georgiano estava em desvantagem (dois contra um), mas num contra-ataque incompleto marcado pela persistência e sentido de oportunidade de Giogi Terashvili, Otari foi projetado e o wazari foi suficiente, naquelas circunstâncias, para atribuir a medalha de ouro ao atleta da Geórgia.

Judo aberto em Haia

Em Haia continua a ser praticado um judo mais aberto, com menos batalha das pegas, mais ataques com técnica incorporada e até assistimos a vitórias categóricas com uchi-gari/makikomi, harai-goshi e sode tsuri-komi-goshi, entre outras. Por outro lado verifica-se uma redução de recusa de trabalho no chão. Podem ser sinais de uma prova em concreto, mas é sempre de assinalar uma maior diversidade no judo que, legitimamente ou não, tende a ficar prisioneiro das influências de modalidades vizinhas com forte expressão sobretudo em países asiáticos.

Fotos ©Tino Maric – UEJ | © Carlos Ferreira Otari K.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *