25/06/2024

Estudo de caracterização dos clubes desportivos

IPDJ procura saber mais sobre os recursos humanos e as necessidades dos clubes

O Instituto Português do Desporto e Juventude no âmbito do Programa do CLUBE TOP está a realizar um estudo com o objetivo de caracterizar os clubes desportivos e os órgãos de Direção e gestão destas organizações, com o propósito de compreender a realidade e, assim, ajustar estratégias e formas de atuação de acordo com as particularidades e necessidades identificadas.

O nosso objetivo é caracterizar os clubes desportivos e os recursos humanos envolvidos na Direção do clube, nos seus órgãos de gestão e secretariado, com o propósito de compreender a realidade e, assim, ajustar estratégias e formas de atuação de acordo com as particularidades e necessidades identificadas.

Recursos humanos

Como parte do estudo de caracterização dos clubes desportivos que o programa #ClubeTop do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., pretende-se também analisar a realidade dos Recursos Humanos que neles exercem atividade como dirigente, gestor ou com funções de apoio e secretariado.

  • Que funções desempenham nos cargos que ocupam?
  • Que formação têm e que competências apresentam e valorizam?
  • Que objetivos perseguem?
  • Que contributos oferecem?
  • Existem recursos humanos remunerados?

Se tens ligação à gestão algum clube, fazendo parte da sua Direção ou sendo gestor desportivo ou com funções de apoio e secretariado estás em condições de responder a esta parte do estudo. Se és treinador ou outro agente, passa palavra a quem de direito nos clubes com que tens relação.

Quantos mais Recursos Humanos responderem (podem responder todos os recursos humanos envolvidos num mesmo clube – ao contrário da caracterização do clube, onde apenas se pede 1 resposta por clube) melhor será a qualidade do estudo e mais impacto poderá atingir, em linha com a maior profundidade dos resultados alcançados.

FORMULÁRIO PARA RESPOSTA AQUI

Direção/gestão

Um segundo tema do estudo, para além do anterior sobre recursos humanos remete para as funções de direção / gestão dos clubes.

Como se gerem?
Como se organizam?
Que objetivos têm?
Como se posicionam nas suas comunidades?
Que desafios e dificuldades encontram?

Se estás ligado à direção/gestão de um clube, passa palavra. Quantos mais clubes responderem (pede-se 1 só resposta por clube) melhor será a qualidade do estudo e mais impacto poderá atingir, em linha com a maior profundidade dos resultados alcançados.

FORMULÁRIO PARA RESPONDER AQUI

Fonte Clube TOP – IPDJ

Atualizado 10h49

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *