26/05/2024

Em Málaga, nos -70 kg femininos, houve prata e bronze

Em Málaga e Vigo os resultados foram aparecendo e há prata e bronze a registar na Taça da Europa seniores enquanto que nos cadetes, em Vigo, foram conquistadas medalhas de ouro, de prata e de bronze.

Joana Crisóstomo conquistou a medalha de prata em Málaga

A judoca da Lusófona-Judo, Joana Crisóstomo, acabou por ser a figura de destaque de um fim-de-semana recheado de combates e de emoções, ao subir ao segundo lugar do pódio. Importa referir que na meia-final, Joana Crisóstomo teve que vencer a sua colega de seleção, Tais Pina, que acabaria posteriormente por conquistar o bronze.

Por sua vez Pedro Lima, em -90 kg, também conquistou a medalha de bronze depois de realizar um percurso irrepreensível na repescagem na qual teve que ultrapassar dois adversários antes de derrotar Tom Droste da Alemanha que fora afastado da final pelo futuro vencedor da prova Brasnjovic da Sérvia.

Emerson Silva, em -60 kg, chegou à meia-final com muita combatividade, mas foi afastado pelo romeno Alexandru Matei que acabaria por conquistar o ouro. Emerson não deixou escapar o bronze no combate decisivo contra Davida Gauch da Suiça e subiu ao pódio em Málaga como os seus colegas Joana Crisóstomo, Tais Pina e Pedro Lima.

Margarida Ferreira, Manuel Zorreta e Stanislav Yolthukhovskiy conquistaram medalhas de ouro em Vigo nas categorias de peso +70 kg, -60 kg e -81kg.

Vigo, aqui tão perto

A organização das provas que ocorreram em Vigo e em Málaga durante o fim-de-semana, competições que contaram com a participação de um elevado número de atletas portugueses, comprova que as ligações no judo ibérico estão em desenvolvimento e que será possível contar no futuro com novos intercâmbios que fortaleçam, no seu conjunto, o judo nos dois lados da fronteira-

O Presidente da Federação Galega de Judo, Mario Muzas Cobo, com quem o Judo Magazine falou, revelou uma enorme satisfação pela forma como a Super Copa de Espanha decorreu “Como presidente da Federação Galega de Judo, foi com grande satisfação que acolhemos esta prova. Em 2010, na Galiza, concretamente na cidade de Vigo, realizou-se a primeira competição de um circuito de Copas da Espanha, anual e de pontuação, com classificação para a fase final do Campeonato espanhol desenhado pela Real Federação Espanhola de Judo”.

Este ano, 2023, estiveram presentes 2 países, Espanha e Portugal, e participaram 16 Comunidades Autónomas.

Nas classificações destacam-se atletas de vários clubes portugueses que subiram ao pódio como foi o caso – para além das medalhas de ouro -de:

Rita Lourenço e Mariana Pereira, -52 kg – BRONZE; Luana Figueiras e Laura Macovei, -57 kg – BRONZE; Francisco Pinto, -50 kg – BRONZE; Afonso Reis, -55 kg – PRATA; Isac Soares, -66 kg – BRONZE; Manuel Teles, -73 kg – PRATA; Bernardo Duarte, -81 kg – BRONZE; Danilo Storozhuk, -90 kg – BRONZE.

A entrega de troféus e medalhas foi presidida e realizada pelo Sr. José Ramón Lete Lasa, Secretário Geral de Esportes da Xunta de Galicia, Sr. Manel Fernández Pérez Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vigo e Presidente da Federação Galega de Judo D. Mário Muzas Cobo.

Fotos ©UEj – Gabi Juan e Federação Galega de Judo

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *