05/12/2024

DIA INTERNACIONAL DO JUDO – Setúbal, Vitória FC

Trazer um amigo já é por si só, fantástico. Agora trazer os Gigantes e eles interagirem com os jovens atletas do Vitória FC em Setúbal, ´ ultrapassou todas as expectativas. Para celebrar o Dia Internacional do Judo o lema “Traz um amigo” é particularmente convidativo e os treinadores do clube Miguel Galhardas e João Martinho não fizeram por menos e juntaram os atletas do Benfica e os seus treinadores no tapete no Bonfim e construíram uma jornada inesquecível.

“Gigantes” com praticantes do Vitória FC

Quem falou de gigantes foram os jovens judocas setubalenses que registaram o gesto de humildade de atletas olímpicos como Telma Monteiro, Bárbara Timo, Rodrigo Lopes, Anri Egutidze, Rochele Nunes, que se deslocaram “das suas casas para vir à nossa casa”, como algo de verdadeiramente excecional. A acompanhá-los estavam dois reputados treinadores do SL Benfica, Ana Hormigo e Abel Louro.

Obrigada por este momento! Eles estão muito felizes e até eu fiquei em êxtase. As palavras de todos vão certamente acompanhar os miúdos no caminho que ainda têm para fazer. UMA MÃE

Gigantes que se abraçam, são especiais

Uma jornada diferente

Para Miguel Galhardas este tipo de iniciativa insere-se numa visão da prática do judo intrinsecamente ligada às aprendizagens com utilização nos contextos de vida, na cidade, na escola, na família. Nesse sentido os modelos de referência desempenham um papel de destaque nesta construção e foi particularmente gratificante ouvir Telma Monteiro, em conversa com os judocas mais novos, valorizar a diversidade como um elemento da prática da modalidade mas também na vida quotidiana. Telma ilustrou as suas ideias referindo a título de exemplo que se um atleta treinar só com um parceiro ele aprenderá a resolver apenas um tipo de problemas, mas se treinar com vários aprende a ultrapassar uma grande diversidade de obstáculos. A diversidade é uma excelente base para a aprendizagem.

Muito obrigado pela dia de hoje. Nem imagina o esforço que a Filipa fez para conciliar o dia de hoje com o teste amanhã. Acho que teste até lhe vai correr melhor com a alegria que trouxe. UMA MÃE

Educar e formar através do Judo


“O nosso trabalho não visa as medalhas, visa experiências de formação. Como ouvimos alguém bastante experiente dizer, eles não são as vitórias, nem as derrotas. São muito mais do que isso!” este é o pensamento dominante no Vitória FC onde teve lugar esta jornada, no passado dia 18 de outubro, que teve ainda a somar às conversas em círculo com os mais novos, animadas pelos “gigantes” presentes, um treino conjunto que foi orientado por João Martinho.

Conversa com direito a perguntas

A mensagem que sobressai desta iniciativa radica numa valorização do conceito de amizade pela via da partilha de experiências e de valorização mútua. No fundo preconiza-se um “traz um amigo” numa base igualitária, cidadã, interativa e não “um amigo utilitário” apenas para que se inscrevam mais atletas no clube ou para, numa base paternalista e ilusória, mostrar o “mundo maravilhoso do judo”.

Ou seja, de Setúbal vem um desafio para as celebrações do Dia Internacional do Judo, com data marcada para 28 de outubro, “trazer um amigo de verdade” para que o judo seja aprendizagem mútua e que as relações humanas sejam genuínas. Os Gigantes vieram dar um contributo de Titãs para esta causa.

Fotos © cedidas pelo Vitória FC

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *