16/06/2024

Campeonato da Europa de Seniores na rota de Paris 2024

Há provas cuja importância é múltipla, porque contam de forma relevante para o ranking europeu e mundial dos atletas, porque os pontos para a qualificação olímpica são elevados e, no caso, porque delas resultam títulos que todo e qualquer atleta quer incluir no seu currículo desportivo.

O Campeonato da Europa de Seniores que se realiza na cidade de Montpellier, no sul de França, vai estar incluído nesta multiplicidade de fatores e vai marcar o calendário desportivo como sendo o encerramento do ciclo europeu anual da modalidade. Depois do Europeu, em dezembro deste ano, ainda surge o Grand Slam de Tóquio (2-3) no qual estarão presentes 65 países e 285 competidores.

Montpellier recebe de novo, nove anos depois, o Campeonato da Europa de seniores na Sud de France Arena, prova na qual estão inscritos cerca de 400 atletas e 46 países. A seleção portuguesa contará com 14 atletas, 13 convocados diretamente pela FPJ e Thelmo Gomes que se desloca a expensas próprias.

Do lado feminino serão 9 competidoras, com presença em todas as categorias de peso, havendo mesmo duas que contam com uma dupla de representantes nacionais, em -48 kg Catarina Costa terá a companhia de Raquel Brito e Maria Siderot a de Joana Diogo em -52 kg. Em masculinos, como tem sido notório nos últimos tempos, existem dois atletas na categoria de peso de -81 kg com capacidade competitiva relevante, João Fernando e Anri Egutidze e ambos estarão presentes na prova europeia.

Enquanto que no setor masculino a totalidade dos atletas são do Sporting ou do Benfica, já no feminino a par dos dois clubes da Segunda Circular participam atletas da Académica de Coimbra, do Algés e Dafundo, do Judo Clube de Coimbra, da Universidade Lusófona e da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais (de Tomar).

Telma Monteiro regressa ao tapete de um Europeu, prova na qual venceu vários títulos e medalhas de prata e bronze, constituído este facto mais uma marca de uma atleta de exceção cujo percurso competitivo e desportivo é difícil de qualificar.

Allez! Montpellier é já este fim-de-semana!

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *