16/09/2024

Observámos a alegria dos competidores e um grande espírito de equipa e de entreajuda

Por Carolina Costa

Lisboa terminou o seu calendário com duas importantes provas: Torneio Open de Juvenis e Torneio Open Equipas Mistas. Classificámos de importantes provas porque consideramos que os escalões de Juvenis e Cadetes são 2 escalões fundamentais no crescimento competitivo da modalidade e que deve existir uma maior aposta nestes escalões. Urge adoptar estratégias para que estes excelentes atletas não se “percam pelo caminho” e acabem por se afastar do judo (aumentar o número de provas existentes? criar circuitos de provas com sistema de ranking?).

Entrega das medalhas pela Presidente da Associação de Judo do Distrito de Lisboa

O (longo) dia 18

Começámos (bem cedo) o dia com o Torneio Open de Juvenis com 188 atletas participantes de várias zonas do país (quer Portugal Continental, quer Ilhas) com as pesagens logo às 8h15 da manhã. Horário que teve de ser ajustado em relação ao inicialmente planeado devido ao elevado número de atletas inscritos (197). Queremos salientar que contámos com a participação de 44 clubes de 9 associações nacionais. A prova correu dentro do horário previsto e sem dar muito trabalho à equipa médica.

A prova de Equipas com a participação de 6 equipas de Juvenis e 6 equipas de Cadetes começou logo após o término do Open de Juvenis e ocupou a maior parte da tarde deste longo dia. Contudo estas horas passadas neste pavilhão do Inatel valeram cada minuto. Observámos a alegria dos competidores e um grande espírito de equipa e interajuda – Não se ouviu silêncio! Viveu-se um verdadeiro Jita Kyoei: bem-estar e benefícios mútuos. As equipas podiam ter um máximo de 12 atletas por equipa e o facto de poderem, na sua composição, ter atletas de outros clubes contribuiu (penso eu) em muito para o espirito vivido neste dia.

O entusiasmo e o espírito de equipa

O Judo que se viu praticado no Tatami durante o dia 18 revela os excelentes técnicos que existem nos variados clubes e mostra o quanto se pode fazer nestes escalões quando há vontade de investir e trabalhar.

A alegria nos olhos destes atletas pela sua participação e sucesso diz-nos muito e só nos dá mais vontade de fazermos mais e cada vez melhor, com mais confiança para contribuir para o benefício de todos.

Obrigado a todos os que participaram e contribuíram para a Festa deste dia 18. Esperamos que estes dias se repitam mais vezes.

Terminámos o ano em Festa!

Os pódios das equipas e a festa

Carolina Costa |Colaboração para o Judo Magazine | Fotos © AJDL

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *