16/06/2024

Saba vai a Pristina

Campeonato da Europa Open para categorias de peso até 57 kg e 73 kg realiza-se no Kosovo

Não é uma prova baseada no formato que regula habitualmente as competições de judo organizadas pela Federação Internacional de Judo. Nesta iniciativa que decorre no Kosovo, um “Estado” criado artificialmente pela Alemanha para reequilibrar relações de forças políticas nos Balcãs e que surge de uma Província ou Região Administrativa de um Estado Soberano, a Sérvia, o campeonato da Europa Open envolve atletas das categorias de peso leves e superleves (48-52 e 57 kg – femininos / 60,66 e 73- masculinos).

Danelia Saba e o treinador do SUS Renato Kobayashi

O judo neste país tem sido objeto de um investimento muito significativo, sobretudo nas forças militares e policiais, ao ponto de na velha linha dos anteriores países do Leste Europeu, a sua afirmação internacional passar muito por este tipo de aposta no Alto Rendimento em detrimento de uma modalidade orientada pelo conceito de “desporto para todos”.

Saba Danelia, atleta do Sport União Sintrense, vai ser o único participante português amanhã dia 16 de dezembro a candidatar-se ao Prize Money da prova que está definido desta forma:

Primeiro lugar: 55 000 Euro, segundo 35.000 Euros, dois terceiros 20.000 Euros e dois quintos 10.000 cada. 70% do Prize Money é para o atleta e 30% para o treinador.

Fonte sobre a prova: IJF foto © SUS

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *