16/09/2024

O banquete de Gonçalix

Gala do Grupo Recreativo Gonçalvinhense consagrou um novo valor do judo: ser comunidade

Aqui sentimo-nos na aldeia de Asterix. Na sua versão portuguesa e no universo do judo. À volta da mesa uma comunidade em festa. Guerreiros, bardos, comerciantes, magos, belezas locais, líderes instáveis em cima de escudos mal controlados, todos eles têm aqui o seu equivalente nas terras de Mafra. Alertamos desde já, a mesa na versão mafrense é gigante e qualquer semelhança com os gauleses é pura coincidência.

Venham daí, afinal o Memorial do Convento já nos forneceu personagens inesquecíveis como o Baltasar Sete-Sóis e a Blimunda Sete-Luas e valerá a pena descobrir a sua versão atualizada no meio de tanta gente bonita, alegre e cheia de boa disposição.

Instituições, dirigentes, atletas, treinadores, familiares e amigos do clube participaram na Gala

Gala é gala!

Assurancetourix assegura a animação dos banquetes da aldeia gaulesa de Asterix. Por pouco tempo, como é sabido, o seu destino é ser amarrado a uma árvore e ser impedido de cantar e tocar o seu instrumento musical. Não foi o caso de João Silva que desde o momento que deu por iniciada a Gala do Grupo Recreativo Gonçavinhense, na Quinta da Fonte no passado dia 5 à noite, manteve-se firme numa missão de pivot do evento que aliás correu da melhor forma devido ao seu desempenho de “passador de homenagens e agradecimentos”.

O primeiro destaque foi para o próprio clube e para a sua dinâmica de crescimento em termos de infraestruturas e de resultados desportivos. O orgulho da obre feita, tendo por ponto de partida recursos muito limitados, foi a tónica do discurso do Presidente de uma coletividade que firmou uma identidade em torno do desporto e da conviviabilidade.

Presidente do Clube que se assume como Escola de Desporto

As crianças da aldeia

À volta da grande mesa do banquete de Armórica no qual se festeja mais uma vitória sobre os adversários, com destaque para os romanos, brincam as crianças. No dia-a-dia povoam as ruas e dão um sinal inequívoco: a vida em comunidade é essencial. É a comunidade que garante o bem comum, o apoio para aqueles que precisam e a construção de um futuro que seja inclusivo, que garanta que ninguém fica para trás. Pois este sinal de vitalidade e da existência de uma sólida comunidade estruturada em torno do GRG encontra expressão nos jovens judocas e dos seus amigos presentes. A festa também é deles. Repartem sumos e piadas, contam pequenas histórias que só eles entendem verdadeiramente. São a alma deste espaço enorme de convívio que vai ser palco de uma cerimónia que será formal q.b. à imagem do próprio clube.

Os mais jovens deram vida ao evento para além da zona de palco

Os guerreiros da amizade

Neste quadro festivo também se fala de vencedores e de conquistas. São temas intrínsecos à prática desportiva na qual os atletas agem com objetivos e metas que combinam competitividade e participação. No caso, estes dois polos estão bem vivos no GRG por via de resultados alcançados ao mais alto nível no judo e nas Corridas de Obstáculos, também conhecidas por corridas OCR (Obstacles Courses Racing) em Portugal.

Obelix teria aqui o seu equivalente em Guilherme Silva e Asterix na Mafalda Nogueira. Ele forte, na centena de quilos e com a força de vontade de vencer, ela ágil, rápida, astuta com um elevado sentido do caminho a percorrer e da estratégia a desenvolver.

Mas no evento, no qual foram acompanhados por outros companheiros de aventuras competitivas em matéria de reconhecimento e valorização, todos eles foram sobretudo guerreiros da amizade dando nota da importância que os outros assumem nos seus feitos e no contributo decisivo da comunidade para a sua evolução como atletas, como pessoas e como cidadãos.

Atletas foram distinguidos por diversas razões e resultados obtidos

A poção mágica de Pauloramix

Como e quando é que Pauloramix, no caso o treinador principal do clube Paulo Nogueira, produz a sua poção mágica? Essa é uma autêntica incógnita. O que é certo é que ela funciona. Funciona mesmo. Uma poção mágica que certamente terá por base alguns ingredientes simples mas extremamente eficazes: pedagogia, empatia, visão estratégica, conhecimento, experiência e ainda o elemento que liga todos os outros: o coração.

Foi possível assistir, na Quinta da Fonte, aos efeitos da substância mágica quando os participantes na Gala se assumiram como comunidade e transformaram a homenagem ao treinador e orientador do judo do GRG numa celebração coletiva. O banquete da aldeia mafrense teve o seu druida, o seu Panoramix, de forma plena. A magia aconteceu.

Paulo Nogueira foi homenageado e ovacionado na Gala do GRG

Carinho e reconhecimento

Não consta que Abraracourcix, o chefe que desfila sempre em cima de um escudo cujos carregadores têm o hábito de o derrubar, simbolizando uma estabilidade instável permanente, tenha caído desta feita. O céu também não lhe terá atingido a cabeça. No evento o assunto foi bem mais linear na tomada de palavra que as instituições presentes concretizaram ao logo da noite festiva.

Câmara Municipal de Mafra, Junta de Freguesia de Mafra e várias empresas da região associaram-se aos diversos gestos de reconhecimento do valor desportivo e social construído pelo GRG no ano de 2023. Quem apoiou veio afirmar que valeu a pena ter apoiado e que pretende continuar a assegurar a cooperação em curso.

Das intervenções do judo destacaram-se as palavras de Carolina Costa, Presidente da Associação Distrital de Judo de Lisboa, que relembrou que nas suas experiências mais positivas em diversas organizações constou sempre este momento particularmente relevante do encontro do fim-do-ano que incentiva a cooperação para as tarefas futuras. Da modalidade esteve ainda presente Sérgio Pina Presidente da FPJ.

Instituições e empresas patrocinadoras participaram na Gala

REPORTAGEM Judo Magazine [convite do GRG para estar presente].

Editado | JF de Mafra em vez de Gonçalo.17h42; Sérgio Pina como Presidente da FPJ. 17h44

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *