16/09/2024

Por detrás da cortina

O nome do evento é mesmo Grand Prix. Não se trata de um programa de televisão. Admite-se que o outro, que é certo, e que já tem o seu lugar incontornável na grelha dos fins de tarde televisivos dos portugueses, não poderá ser substituído de mão leve. Mas então o que terá levado a Federação Internacional de Judo a ter aceitado que os espaços profissionais do Pavilhão Multiusos de Odivelas se tenham tornado num estúdio ambulante exclusivo da TV?

A imprensa escrita e a Agência Noticiosa Nacional foram remetidas para uma zona das bancadas que se encontra detrás do grande painel de publicidade que serve de pano de fundo para a entrega das medalhas e prémios da prova. Ali, numa espécie de anexo para arrumos, visualizam-se os tapetes e os combates muito ao longe e, na verdade, apenas uma parte dos que estão a decorrer.

Assim, tudo indica que para a imprensa escrita, que regularmente informa sobre a evolução e sobre os acontecimentos da modalidade, e na circunstância o caso mais gritante é a LUSA que é a grande fonte de informação para todos os órgãos de comunicação social, o Grand Prix está a ser um MIniprix.

Isto no plano das condições profissionais para o exercício de uma atividade cujo objetivo principal é informar. Nas outras, no que ao desporto diz respeito, o evento está a decorrer com um bom nível de qualidade que aliás foi confirmado no bloco das finais com vitórias alcançadas com projeções. imobilizações e luxações com elevado recorte técnico. Ko-uchi.gari, uchi-mata makikomi, juji-gatame e muitas outras que deram sinal que o judo físico, com um forte pendor para o contrataque sistemático baseado nas rotações da luta olímpica, não foi dominante na jornada.

Miguel Gago acabou por ser o atleta que mais longe foi no percurso das eliminatórias tendo vencido dois combates. Pode servir de eventual compensação para o judoca de Coimbra o facto do atleta azeri que o barrou no acesso aos quartos-de-final, Najafov, ter conquistado a medalha de prata na categoria de peso em causa, os -66kg.

Pavilhão Multiusos de Odivelas

Emerson Silva e Miguel Gago ultrapassaram os seus primeiros adversários em Odivelas

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *