16/09/2024

Melhores resultados na segunda jornada de Odivelas

Bárbara Timo terminou no quinto lugar e novos valores afirmam-se nos palcos internacionais

Chegou a haver uma expectativa de medalha, por sinal totalmente legítima, que acabou por não se confirmar já que Bárbara Timo foi sendo sucessivamente derrotada pelas suas opositoras, depois da vitória nos quartos-de-final.

Grand Prix Portugal 2024, -63 kg, BRONZE HUN OZBAS vs POR TIMO
(c) Kulumbegashvili Tamara

Por outro lado Saba Danelia e Otari Kventidze foram fazendo um caminho com vitórias significativas até cederem, à beira dos quartos de final, e perderem a oportunidade de seguir para o campo das medalhas por via das meias-finais ou da repescagem.

Otari e Saba

Foram combates de paciência e de mobilização de recursos técnicos e psicológicos com facetas muito diversificadas. Otari mais aguerrido, Saba mais calculista, mas ambos a controlar de forma exemplar as pegas e as movimentações dos adversários. Face a Butbul, um experiente competidor israelita, Otari não correu riscos já que o poder físico do adversário não o aconselhava e acabou por perder por acumulação de penalizações. Já Saba, com muito sangue frio, exerceu oposição combativa a Alexandre Raicu da Roménia mas o judoca romeno acabou por vencer por wazari. Neste registo importa destacar a vitória do atleta do Sintrense sobre o atleta búlgaro Hristov que alcançou excelentes resultados nas provas de 2023, com destaque para a medalha de bronze conquistada no Grand Slam de Telavive. Por sua vez, no seu percurso na jornada, o atleta do Sporting Clube de Portugal, Otari Kvantidze, teve o mérito de ultrapassar o atleta húngaro Szegedi que se classificou em 7º lugar no último europeu.

Taís Pina e Joana

Do lado feminino Taís Pina confirmou a sua excelente forma ao vencer a sua primeira adversária da República da Coreia Yu e ao ter feito frente à campeã da Europa Bárbara Matic, que acabaria por vencer a prova, com um bom nível resistência e simultaneamente de procura de um deslize da super-campeã croata.

À direita Grand Prix Portugal 2024, -63 kg, BRONZE HUN OZBAS vs POR TIMO
(c) Kulumbegashvili Tamara

Joana Crisóstomo também venceu o seu primeiro combate contra a irlandesa Rachael Hawkes por ippon mas cedeu na ronda seguinte face à australiana Coughlan, no caso por wazari.

-81 kg, alguma desilusão

Na jornada, na categoria de peso de -81 kg, nenhum dos atletas portugueses conseguiu vencer o seu primeiro combate e desta feita Filipe Almeida, Manuel Rodrigues, João Fernando e Anri Egutidze registaram uma participação menos positiva e, até para os próprios, dececionante. Todos tinham legítimas aspirações de progressão pelo menos vencendo os seus primeiros confrontos, e até a intenção de assegurar uma presença no pódio para alguns, não era desmedida. Uma desilusão que de alguma forma esteve presente no público de Odivelas que desejava vibrar no bloco das finais com mais portugueses.

Timo, sempre

Bárbara Timo, que esteve bem na prova, poderá ter-se ressentido do prolongamento a que o combate contra a israelita Inbal Shemesh nos quartos-de-final a sujeitou e registou já na meia-final contra a sua opositora australiana uma menor capacidade competitiva, deixando a condução do combate em muitas das suas fases à sua opositora. Na disputa da medalha de bronze, apesar de todo o apoio que o público presente nas bancas lhe assegurou com grande entusiasmo, Bárbara não conseguiu ultrapassar a húngara Szofi Ozbas que é 7ª do ranking mundial.

Fica assim a segunda jornada de Odivelas 2024 marcada pelo 5º lugar alcançado pela atleta do Benfica que apesar de tudo somou mais uns pontos para a qualificação olímpica.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *