O que é uma presidência dinâmica no judo ?
Stephane Nomis, presidente da direção da FFJDA, promove iniciativas e fomenta o judo inclusivo
De vez em quando temos o privilégio de trocar impressões com Stephane Nomis ao telefone. Interessa-nos perceber como é que se cria uma dinâmica forte em torno da modalidade e que meios são colocados em ação para que os resultados apareçam de forma consistente e continuada.
O segredo de Stephane, afinal, não parece ser segredo nenhum. Trata-se de algo relativamente simples: o Presidente toma a iniciativa, avança com projetos, envolve todos à sua volta e cria uma imagem de confiança a partir do seu proprio exemplo. Afinal a verticalidade e a transparência contam muito neste tipo de funções. Coisas claras, projetos arrojados e todos o verem como alguém que quer o bem comum. Mas para tal é preciso ter um histórico de trabalho social reconhecido, ter uma prática no judo de verdadeiro judoca, com provas dadas no tapete e ser um líder para motivar todos à sua volta em torno de um projeto.
Aqui ficam, a título de exemplo, algumas iniciativas desenvolvidas no período do Grand Slam de Paris.
Stéphane Nomis e Christine Meignien
“Durante o Grand Slam de Paris, tivemos um novo destaque com a assinatura do acordo entre @francejudo e a associação Sésame Autisme, na presença da sua presidente, Christine Meignien. A Fundação Sésame, fundada por pais de crianças, adolescentes e adultos com autismo, está empenhada em melhorar as condições de vida destes indivíduos, independentemente da sua idade ou da gravidade das suas perturbações. Desempenha um papel ativo em organismos oficiais que visam melhorar a compreensão e o apoio a esta deficiência, nomeadamente no âmbito do Plano para o Autismo 2013/2017 do Ministério da Saúde.
Este acordo visa estabelecer a ligação entre os Estabelecimentos e Serviços Médico-Sociais (ESMS) e os clubes, através da implementação de um projeto educativo veiculado pelos Assessores Técnicos Federativos responsáveis pelo desenvolvimento do judo adaptado. Aspira também estabelecer uma colaboração duradoura entre o Sésame Autisme e o France Judo, graças a mecanismos financeiros como o programa de desenvolvimento do judo adaptado(ANS/PSF) e os 1000 Dojos, ao mesmo tempo que propõe um projeto inclusivo para os beneficiários da Sésame Autisme.
Tivemos também a honra da presença de Fabrice Cambolive, Diretor Geral da Marca @renault_france, durante o último dia. Expressamos-lhe e à Renault a nossa profunda gratidão pela confiança e apoio.
Além disso, tivemos o prazer de conversar com Philippe Brassac e entregar-lhe uma moldura do artista Lemdi nas cores da @creditagricole. Também tivemos um encontro com Elohim Prandi e conversámos no café da manhã com os presidentes dos comités, ligas e delegados nacionais do Judo em França. A reunião da direção realizou-se a seguir . Este pequeno-almoço, que se tornou uma tradição ao longo dos Grand Slams, permite-nos partilhar um momento de convívio entre todos” relato de Stephane Nomis, Presidente da FFJDA.
Foto © FFJDA