20/03/2025

Uma gala com verdadeiro espírito do judo

ip5-1

Juntar num aplauso gerações, foi algo de mágico no Ippon Spirit

“Ontem, foi top! Muito top mesmo!! Uma noite incrível e um ambiente muito bom. A energia que o Batista e a Mariana conseguiram pôr na sala criou uma experiência certamente memorável!” quem o afirma é Mariana Carvalho, atleta com 14 anos de idade que recorda a Gala dos 10 anos do Ippon Spirit com alguma emoção.

A Quinta do Vale, em Santo Antão do Tojal abriu as suas portas a atletas, treinadores, dirigentes, familiares e amigos do clube que vieram para celebrar e para recordar os bons momentos dos últimos anos e, já agora, as vitórias alcançadas no desenvolvimento da modalidade e nas conquistas nos tapetes de judo a nível local, regional, nacional e até internacional.

Teresa Gaspar, atleta olímpica do judo, participou na gala do Ippon Spirit

As coisas boas da vida

Os encontros de celebração tornam-se, por via de uma dinâmica informal e imperceptível de autoavaliação, num excelente pretexto para refletir sobre os percursos. E quem melhor que Teresa Gaspar, que fez caminho no judo com passagem por Seul em 1988 como atleta olímpica, para relembrar o que é essencial e o que poderá ser apenas secundário, apesar de importante.

“No fim, é disto que se trata. Em encontros de amigos recordam-se as  cumplicidades, as partilhas, as aventuras,  as entreajudas e as coisas boas da vida. As medalhas ficam na caixa, são apenas metas alcançadas. Importante é o caminho percorrido e as pessoas que nos ajudaram a percorrer esse caminho.” declarou Teresa Gaspar, atleta olímpica, numa mensagem ouvida com particular atenção pelos participantes na Gala.

Uma viagem ao passado

João Leandro Dias, um ex-atleta que integrou o núcleo inicial do clube, isto em 2006, com os seus 23 anos não deixou de olhar para o passado com uma certa nostalgia “Foi uma viagem ao passado incrível, que enche qualquer um de nós de orgulho ao ver de onde começámos. Foi rever pessoas que não vemos frequentemente, foi constatar que, apesar do tempo passar, o que se construiu naqueles anos no tatami é algo que permanece para sempre e que nunca termina. Construiu-se uma família, da qual tenho muito orgulho e que me traz muita felicidade”.

Uma gala cheia de vida

Olá Sandra

E muitos mais fizeram declarações com a Sandra Saiote como destinatária. A Susana, mãe Margarida, atleta juvenil atual, que enalteceu o sentido de união “o saber que se pode contar com o outro”, a Carla, mãe Daniela, atleta juvenil atual que adiantou com algum humor “deixou-me de boca aberta com a disponibilidade deles de contarem as suas vivências e não só” a Ana Lachica, mãe de um atleta do núcleo inicial (2007), Eduardo “aqueles meninos, são hoje adultos e bem formados em valores e educação!” e o Luis Lourenço, pai atleta juvenil atualmente competidor que sintetizou o evento “Uma noite brilhante na qual o coração se encheu e transbordou de orgulho, confiança e crença num caminho segura para o futuro”.

Para além da gala, a história de um clube

Ninguém melhor para contar a história, de forma resumida, do percurso realizado pelo Ippon Spirit Judo que a própria Sandra Saiote.

10 Anos de Ippon, que são 15 afinal 

Isjudo Associação, mais conhecida como a Ippon Spirit Judo, fundada a 17/12/2013, nasceu para a Federação Portuguesa de Judo a 14 de janeiro de 2014. 

Antes disto, um longo caminho já havia sido percorrido, desde 2007, pela treinadora Sandra Saiote, com um núcleo duro de 7 atletas e dois tapetes de judo, numa pequena sala no CATL Sopro de Saber no Fanqueiro, em Loures. Desses 7 atletas, Miguel Batista, Jonas Mendonça, João Dias, Tiago Carvalho, Madalena Gomes, Eduardo Figueiredo e Pedro Fortuna, (5 estiveram presentes na gala) 3 chegaram a 1º Dan, e dois estão atualmente ligados ao mundo do judo de forma ativa. 

Pelo caminho mais atletas se juntaram a este núcleo, alguns com um currículo desportivo mais distinto e outros que, não sendo competidores, se mantiveram ligados ao clube e à modalidade.
Alargado o número de atletas e praticantes, surgiram ao longo dos anos alguns medalhados em Campeonatos Nacionais, chegando outros ao Alto Rendimento. Adiante destacarei esses atletas e respetivos títulos.

Em 2013 Torna-se imperativo o alargamento do tatami e consequente criação de clube dedicado exclusivamente à prática de judo e mudamo-nos para o Pavilhão da Associação dos Bombeiros de Loures. Nasce a ISJA.

É também quando surgem as primeiras participações em Campeonatos Nacionais e as primeiras medalhas – Mariana Batista, Rafael Barreira, Miguel Batista, Cristian Morari. 

Em 2016 ocorre uma “ligação” ao Judo Clube de Portugal, altura em que a treinadora Sandra Saiote e todos os atletas cadetes e juvenis (cerca de 15, entre eles Miguel Batista, Damian Troianschi, Rafael Barreira, André Pinto, Eduardo Figueiredo, Jonas Mendonça, Frederico Gomes, Miguel Batista, Sofia Medeiros) se juntam  ao Judo Clube de Portugal mantendo-se, no entanto, a funcionar as classes existentes em Loures e na Póvoa de Santa Iria.
Desde 2013 o clube cresceu consideravelmente em número de praticantes e em resultados, sendo que as classes mais jovens seguem um legado iniciado pelos sete atletas supracitados, quer pela excelência do percurso desportivo de uns, quer pela ligação ao clube como treinadores estagiários e/ou árbitros ou simplesmente presenças assíduas durante os torneios organizados pelo clube.

E foi durante um desses torneios, que o clube organiza anualmente, desde 20104, que brotou a necessidade de celebrar o nosso 10ª aniversário e assim o verbalizei, em junho de 2023, junto de alguns pais do “núcleo duro”, a co-fundadora do clube e uma atleta.

E lancei-me na organização de um evento tão especial e significativo! Para celebrar, para juntar gerações, para contar a história aos mais jovens e aos pais, para distinguir pessoas-atletas e não atletas-, para forjar o futuro na consolidação de gerações.

Uma marca da gala, muitos jovens e um ambiente animado e com muitas emoções

Espírito do judo

No final, uma jornada inesquecível para os participantes e, simultaneamente, uma consolidação de um projeto que respira sentido coletivo e claro, espírito do judo.

Foto @ Ippon Spirit, colaboração Sandra Saiote.

Please follow and like us:
error
fb-share-icon

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *