16/06/2024

Árbitros atualizaram conhecimentos em Aveiro

A ADJA-Associação Distrital de Judo de Aveiro organizou o evento que reuniu mais de uma centena de árbitros

1º Estágio Nacional de Arbitragem – Aveiro 2024

Os árbitros estiveram reunidos em Aveiro no passado dia 3 de fevereiro de 2024. Tratou-se do 1º Estágio Nacional de Arbitragem de 2024.

Sessão teve lugar no auditório do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro

António Costa, presidente da ADJA – Associação Distrital de Judo de Aveiro adiantou-nos que o evento reuniu mais de uma centena de árbitros e treinadores ” Em ano olímpico, os participantes procuraram atualizar os seus conhecimentos relativamente à interpretação das regras. O evento teve lugar no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro e o Conselho Nacional de Arbitragem, a quem coube a orientação dos trabalhos, realizou uma exposição esclarecedora. No final do evento foi possível constatar que os árbitros participantes se sentiam esclarecidos”.

Pela primeira vez realizado na zona Norte

Foi a primeira vez, desde a criação da ADJA em 2009, que o Estágio Nacional de Arbitragem foi levado a efeito na Zona Norte. Até este estágio, a realização mais a norte tinha sido em Coimbra “A ADJA quis dar nota que vale a pena vir até Aveiro e acolheu todos os participantes com uma oferta de boas-vindas. Vários parceiros, algumas empresas e associações locais, juntaram-se à associação no apoio ao evento nomeadamente a autarquia aveirense que cedeu o espaço.

Esclarecedor e dinâmico

A exposição realizada pelo Conselho Nacional de Arbitragem, principalmente pelo árbitro internacional FIJ João Guerra, foi muito apreciada e considerada pelos presentes como muito esclarecedora e dinâmica. Com uma linguagem simples e objetiva a comunicação foi eficaz e dissipou as dúvidas que os participantes deram a conhecer.

Uma elevada participação dos árbitros marcou o evento de Aveiro

Autarquia ao lado do judo

Na cerimónia de abertura, para além do presidente da FPJ, Joaquim Sérgio Pina, do presidente da ADJA, António da Costa, esteve presente o vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Rogério Carlos. O membro do executivo camarário aveirense, numa intervenção dirigida aos 100 árbitros presentes, reforçou a intenção de continuar a apoiar o judo no município. “O projeto da autarquia, Judo na Escola, vai ter um apoio continuado e futuros eventos de judo em Aveiro serão apoiados com um carinho especial” adiantou Rogério Carlos. No final da cerimónia a direção da FPJ, da ADJA e o vice-presidente da autarquia tiveram oportunidade de reunir e discutir futuras iniciativas a serem realizadas no concelho.

Direção da ADJA satisfeita

“Já com o evento terminado e os equipamentos devidamente arrumados os dirigentes da associação local fizeram um primeiro balanço positivo da organização do evento e reafirmaram a intenção de tentar, assegurar no futuro que este estágio se mantenha em Aveiro” concluiu António Costa manifestamente satisfeito com o desempenho positivo da associação neste importante teste de âmbito nacional.

Com a colaboração de António Costa, fotos © ADJA

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *