Subir ao monte do Mosqueiro
Ricardo Pegado venceu na categoria de -73 kg fazendo a alegria do Colégio Monte Maior
Bernardo treinador do Colégio Integrado Monte Maior situa-nos. “O Colégio? Fica em Montemor, em Loures. Temos judo no horário letivo, mas não somos um clube, faltam-nos muitos apoios” adianta de forma resumida porque já estão a chamar no microfone para a subida ao pódio.
Quem vai concretizar este momento de glória é Ricardo Pegado que venceu a categoria de peso de -73 kg. Para o Colégio e os judocas presentes é um grande prémio para o trabalho que realizam fora dos holofotes do judo distrital e nacional.
Ricardo sorri na sua timidez. Mais do que falar quer pegar na medalha e contemplá-la como se fosse uma jóia rara. Talvez tenha na ideia subir ao monte do Mosqueiro, descrito por Raul Proença no Guia de Portugal, e gritar bem alto que este título de campeão nacional, já ninguém lho tira.
Ricardo Pegado do CIMM – Colégio Integrado Monte Maior
Raul Proença
“Mais além, vê-se num outeiro a igreja de Montemor, acima e à esquerda da qual se distingue o monte do Mosqueiro, com seu sinal trigonométrico.
No ponto em que se ergue o marco geodésico, a vista é ainda maior e mais bela que no adro da ermida (…). Descrição de Montemor, em 1924, pelo escritor Raul Proença.