Floresta Olímpica de Portugal

DESPORTO SUSTENTÁVEL – Plantação de árvores decorreu na Quinta do Pisão

O Comité Olímpico de Portugal e a ANOC-Associação dos Comités Olímpicos Nacionais dão o exemplo com o projeto Floresta Olímpica de Portugal que pretende passar a mensagem da sustentabilidade no desporto. A prática desportiva deve contribuir, ela também, para um desenvolvimento mais sustentável e não pode omitir ou desvalorizar a pegada ecológica negativa que resulta das movimentações de clubes e atletas e ainda de outros fatores associados à organização de eventos desportivos.

Yahima Ramirez, judoca olímpica participou ativamente na jornada dando o seu contributo à Floresta Olímpica de Portugal.

Uma iniciativa que juntou instituições e atletas olímpicos na Quinta do Pisão

Assim, a ANOC (Associação dos Comités Olímpicos Nacionais) e o Comité Olímpico de Portugal (COP) contribuíram para a plantação de um hectare de árvores nativas para apoiar a compensação das emissões de carbono da próxima Assembleia Geral da ANOC, de 28 de outubro a 2 de novembro de 2024.

Dez mil árvores nativas

No total serão plantadas 10 000 árvores que contribuirão para o projeto em curso da Floresta Olímpica de Portugal, que integra a rede de Florestas Olímpicas do Comité Olímpico Internacional. A iniciativa está totalmente alinhada com a Estratégia de Sustentabilidade da ANOC e com o seu compromisso de reduzir 50% das suas emissões até 2030 e atingir zero emissões até 2040.

Segundo o COP a plantação de árvores decorreu na Quinta do Pisão, no Parque Natural Sintra-Cascais, e foi acompanhada pela secretária-geral da ANOC, Gunilla Lindberg, pelo secretário-geral do COP, José Manuel Araújo, pelo vereador da Câmara Municipal de Cascais, Francisco Kreye e pelo presidente do Turismo de Cascais, Bernardo Correa de Barros. A presidente da Comissão de Sustentabilidade da ANOC, Victoria Cabezas, juntou-se à plantação de árvores com representantes das três organizações e ainda alguns atletas portugueses – a judoca Yahima Ramirez, o atleta olímpico de dressage Gonçalo Carvalho, Luis Filipe Jesus, do Atletismo, as nadadoras Victoria Kaminskaya e Diana Gomes e a velejadora Joana Pratas.

Yahima Ramirez, judoca e Joana Pratas, velejadora deram o seu contributo na ação coletiva de plantação de árvores autóctones da Quinta do Pisão

Compensar as emissões

Durante a plantação de árvores, a secretária-geral da ANOC, Gunilla Lindberg, disse: “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a COP e a cidade de Cascais para concretizar esta iniciativa de plantação de árvores. Ao plantar árvores autóctones da Quinta do Pisão podemos ajudar a compensar as emissões que serão produzidas ao acolher a Assembleia Geral ainda este ano, mas também contribuir para a reflorestação e a promoção da biodiversidade no parque. A ANOC está empenhada em minimizar o seu impacto no ambiente e iniciativas como estas são uma característica fundamental da Estratégia de Sustentabilidade da ANOC. Além da compensação, estamos a dar prioridade à redução eficaz das emissões de carbono e estamos a trabalhar com o COP para garantir que a sustentabilidade seja totalmente integrada na realização da Assembleia Geral. Queremos garantir que a Assembleia Geral utiliza a sua plataforma global para promover a importância da sustentabilidade nos Comités Olímpicos Nacionais do mundo.”

O secretário-geral do COP, José Manuel Araújo, acrescentou: “O COP tem orgulho em receber a família olímpica em Portugal para a Assembleia Geral da ANOC no próximo mês de outubro, mas também está preocupado em realizar eventos sustentáveis. Esta é uma grande oportunidade para mostrar que a ANOC e Cascais irão contribuir para o aumento em 10 000 novas árvores na Floresta Olímpica de Portugal que iniciámos há um ano. Quando chegarem a Portugal todos os delegados podem ter a certeza de que contribuíram ativamente para a Estratégia de Sustentabilidade da ANOC e para o objetivo do COP em realizar a Assembleia Geral mais sustentável de sempre.”

FONTE: COP – Comité Olímpico de Portugal

foto: Turismo de Cascais | Fotos das atletas.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *