VIDA DOS CLUBES – Clube histórico de Odivelas celebra 40 anos de existência e 48 anos de prática do judo

O percurso do clube foi desenhado pela sua própria pena e claro fica quer o registo do Núcleo nº 10 de Lisboa apoiado pela Direção Geral dos Desportos logo a seguir ao 25 de Abril e quer ainda o destaque dos nomes incontornáveis de Hélder Pontes e Artur Mata.

Artur Mata e Hélder Pontes

Hoje o nosso clube faz anos!

A partir de abril de 1974 a organização do desporto em Portugal sofreu uma grande alteração, em todas as modalidades desportivas, com a criação de Núcleos desportivos disseminados por todos os distritos, sem exceção (Portugal continental e Ilhas).

A DGD (Direção Geral de Desportos, atualmente IPDJ) formava os treinadores, escolhia, em cada distrito, locais que fossem de fácil acesso aos praticantes e apetrechava os locais de treino com material (tatamis e fatos, no nosso caso). A frequência era gratuita para todos (o pagamento aos treinadores/monitores e aluguer de instalações estava a cargo do Governo).

Foi assim que, em 1976, começaram as primeiras aulas de Judo em Odivelas, no Núcleo n.º 10 de Lisboa, nas instalações da Escola Secundária de Odivelas.
Mais tarde, alterações na política desportiva do país, levou à extinção desses Núcleos, o que motivou um grande abandono de praticantes, nas diversas modalidades.😞

Mas o “Núcleo” vinha a crescer e a desenvolver-se a todos os níveis, nomeadamente alcançando alguns títulos nacionais, e assim, em 1983 um grupo de praticantes, de pais e o treinador, decidiu atribuir-lhe personalidade jurídica, constituir-se legalmente como clube, e a 22 de fevereiro de 1984 foi fundado o JUDO CLUBE DE ODIVELAS.

A foto que publicamos foi o primeiro registo fotográfico dos primeiros tempos da nossa atividade.
Conseguimos identificar quem são algumas das caras que ainda se mantém em atividade atualmente?😉🥋🥋

Um obrigado muito especial ao nosso Presidente Helder Pontes e ao nosso treinador Mestre Artur Mata, que esteve no clube desde 1976, até se reformar. Eles nunca desistiram nem deixaram os seus atletas desistir.

Fonte: Judo Clube de Odivelas

São já 46 anos de prática, os últimos 38 anos com a designação atual!
Obrigada a todos e a todas que ao longo destes anos participaram de forma ativa no desenvolvimento do nosso clube.
Parabéns a todos

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *